A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Começou bem o Campeonato de Portugal para o distrito de Viseu. Não houve derrotas e o saldo foi de esperança. Um travou um candidato, outro foi vencer de forma confortável um histórico. Cinfães e Mortágua iniciaram a luta. Esperança do distrito é manter estes clubes na próxima época nos campeonatos nacionais e juntar-lhes uma terceira, que vai subir da Divisão de Honra
Os dois clubes do distrito de Viseu que jogam nos campeonatos nacionais já entraram em ação. E na primeira jornada ambos somaram pontos. O Mortágua arrancou um empate a um golo frente a um dos candidatos à subida, o Cinfães foi ganhar ao histórico Gondomar por esclarecedores 3-0. Em séries diferentes, Mortágua e Cinfães perseguem o objetivo de se segurarem entre os clubes que jogam campeonatos nacionais. Se o conseguir, na Série C, o Mortágua vai completar oito presenças no Campeonato de Portugal – ou Campeonato Nacional de Seniores como já foi chamado – em onze anos. Será, nesse cenário, a terceira época seguida entre os clubes do futebol profissional. Já o Cinfães, se se segurar na prova, então vai assinalar sete participações no Campeonato de Portugal em onze temporadas. Os dois clubes são, portanto, um ‘habitué’ no Campeonato de Portugal nos últimos anos, mesmo que, nas épocas mais recentes o Cinfães tenha andado mais afastado.
Campeonatos de formação dão arcaboiço, garante treinador
Em Mortágua houve mudança de treinador. João Costa é agora o homem do leme. Há poucos meses orientava os sub-19 do Tondela e liderou a equipa na subida à Primeira divisão nacional. Anos antes tinha já estado também com os auriverdes na competição maior de juvenis em Portugal. Talvez por isso, João Costa esteja mais tranquilo no que à capacidade de adaptação diz respeito. “Por vezes não temos noção de como são os campeonatos nacionais na área da formação. Estar na primeira divisão de um campeonato de sub-19 já é muito desafiante e é preciso estarmos bem preparados. Por isso, a adaptação ao contexto sénior foi relativamente fácil. Já trazia esse conhecimento. O campeonato de sub19 é muito exigente e o mesmo acontece no Campeonato de Portugal”, disse ao Jornal do Centro.
João Costa, de 49 anos, não muda o discurso que o clube do sul do distrito tem mantido nos últimos anos. O foco do Mortágua é a manutenção em campo. Fora isso, há outras ambições. “Se compararmos o nosso orçamento com o das equipas que estão na nossa série, ficamos, claramente, muito abaixo. Queremos mais do que a manutenção. O objetivo é que olhem para nós como uma equipa muito competente e ambiciosa. Vamos lutar pelos três pontos em qualquer campo. O que nos vai definir é a ambição e a coragem”, defende o técnico.
‘Queremos superar-nos sempre’, sublinha treinador do Mortágua
No jogo de estreia, a jogar em casa, o Mortágua travou um dos candidatos à subida. “O primeiro jogo foi de um grau de dificuldade enorme, mas nós queremos superar-nos sempre. Foi bom para mostrarmos que somos capazes, que estamos no bom caminho”, assinala, numa referência ao empate a um golo diante do Elvas. “Foi um duelo muito equilibrado. Sabíamos as características do adversário e conseguimos controlar muito o jogo”, sublinha João Costa.
Em jeito de lançamento do campeonato, João Costa entende que a Série C do Campeonato de Portugal “tem mostrado ser muito competitiva” e que os resultados da primeira ronda demonstram essa mesma competitividade. “Nos últimos anos, houve dois ou três clubes que disparam um pouco mais, mas depois andam ali todos muito juntos. Um resultado menos positivo empurra um clube para a parte de baixo da tabela, duas vitórias deixam-te lá em cima”, afirma João Costa.
Há três candidatos, mas tudo pode acontecer, acredita João Costa
Quando questionado sobre equipas favoritas a lutar pelos primeiros lugares, João Costa não foge à pergunta. “Vejo o Elvas, o Marinhense e o Benfica de Castelo Branco, também. A série é tão equilibrada que pode haver mais equipas a destacarem-se”, antevê. Os primeiros treinos – agora com jogos oficiais pelo meio – decorrem dentro da normalidade. O técnico diz mesmo que o início de época “tem sido positivo”. “A equipa está a evoluir muito bem desde o primeiro treino até agora. Os jogadores estão a assimilar novas ideias. Há uma base no plantel com um grande número de jogadores que se mantém no clube. Houve mudanças de treinador e, com isso, de ideias. Têm-se estado a adaptar muito bem”, elogia. João Costa acrescenta que há no clube mortaguense “um real conceito de família”. “Há um respeito pelos atletas e clube e adeptos estão sempre juntos”, reforça.
Primeiros 5 jogos oficiais do Cinfães:
Gondomar 0-3 Cinfães (Campeonato de Portugal)
Cinfães – U. Lamas (Campeonato de Portugal)
Salgueiros – Cinfães (Campeonato de Portugal)
Cinfães – Resende (Taça de Portugal)
Cinfães- Guarda (Campeonato de Portugal)
Primeiros 5 jogos oficias do Mortágua:
Mortágua 1-1 Elvas (Campeonato de Portugal)
Arronches e Benfica- Mortágua (Campeonato de Portugal)
Sporting Pombal-Mortágua (Campeonato de Portugal)
Oliveira de Frades -Mortágua (Taça de Portugal)
Mortágua-Marialvas (Campeonato de Portugal)