A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Trinta vinhos vão estar à prova no concurso Grande Prémio Engenheiro Alberto Vilhena, que irá decorrer no primeiro dia da Feira do Vinho do Dão em Nelas, a 5 de setembro.
A prova será orientada pelo crítico de vinhos Luís Lopes e a concurso vão estar 10 vinhos brancos, 10 tintos, 5 rosados e 5 espumantes. Segundo a Câmara de Nelas, a prova visa premiar e destacar “a excelência dos vinhos do Dão dos produtores presentes” na Feira do Vinho do Dão.
Os vinhos também serão postos à prova no fim de semana de 7 e 8 de setembro, no Mercado Municipal.
Este ano, a Feira do Vinho do Dão vai reunir 39 produtores de vinho do Dão. As provas e vendas têm início no dia 6 de setembro, das 15h00 até às 22h00, e mantêm o mesmo horário no fim de semana.
Uma das novidades é o Wine Bar na Praça do Município, que vai funcionar até às 02h30 da madrugada e oferecer “um ambiente exclusivo onde os visitantes poderão degustar uma vasta seleção de vinhos do Dão, num espaço que combina conforto e sofisticação”, segundo a autarquia de Nelas.
“Este espaço será o ponto de encontro para enólogos, apreciadores de vinho e curiosos, onde poderão desfrutar de uma experiência enológica completa, acompanhada de música ao vivo, e pela primeira vez de um conjunto de provas rápidas asseguradas por produtores presentes na Feira, num conceito distinto e multifuncional em que se pretende a realização de diversas atividades de promoção do vinho do Dão e de toda a região”, acrescenta a Câmara.
Para a Feira do Vinho do Dão, a Câmara de Nelas promete “uma programação rica e diversificada, que este ano traz várias novidades para todos os gostos” num evento que celebra a viticultura regional. O primeiro dia será dedicado exclusivamente aos profissionais do setor.
No mesmo dia, decorre a mesa redonda “Um Dão: Um Passado com Futuro”, onde especialistas debatem a história e o futuro da região vitivinícola do Dão, com a presença do secretário de Estado da Agricultura, João Manuel Rodrigues, e outros nomes ligados ao setor dos vinhos.
A inauguração solene acontece às 15h30 do dia 6. O programa da Feira do Vinho do Dão também inclui provas de vinhos, espaço criança, atividades desportivas, associativismo, animação de rua, showcookings com chefs de renome, mostras de produtos gastronómicos, artesanato e produtos regionais, encontros de clássicos e confrádicos, passeios pela região e um Encontro de Pintura e Fotografia.
Na animação musical, está previsto o regresso do espetáculo musical “Não Há Bela Sem… um Dão”, encenado pela companhia Contracanto, nas noites de 6 e 7 de setembro (sexta-feira e sábado), além das atuações do Projeto Bug no dia 6 e do DJ Wilson Honrado e Grzyzzller no dia 7. O fadista Camané encerra a Feira do Vinho do Dão com um concerto no dia 8.