No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A União de Freguesias de Repeses e São Salvador, em Viseu, vai criar abrigos para colónias de gatos.
O programa CED – Captura, Esterilização e Devolução vai ser dinamizado em parceria com a Câmara de Viseu, anunciou a junta de freguesia. O objetivo é garantir o “controlo ético e humanitário da população de gatos errantes”, evitar a “proliferação descontrolada” e promover o bem-estar animal.
As candidaturas já estão abertas a qualquer pessoa ou associação que queira contribuir para o bem-estar dos gatos e identificar as colónias e o número de animais. Os cuidadores devem alimentar os gatos e manter os espaços limpos. Além disso, os gatos só devem ser devolvidos “quando não houver queixas dos moradores”, acrescenta a Freguesia de Repeses e São Salvador.
Após a captura e esterilização, os gatos serão identificados e registados para futura monitorização. Já os animais com doenças contagiosas não serão devolvidos às colónias.
Além do programa CED, a União de Freguesias de Repeses e São Salvador firmou uma parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu para construir abrigos para os gatos da freguesia.
“Esta colaboração assegura um local seguro e confortável para os animais após a esterilização”.
A Freguesia de Repeses e São Salvador apela à participação da população local para manter a “comunidade segura e acolhedora para todos”.