A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Escola Profissional de Tondela vai inaugurar esta quinta-feira (12 de setembro) o seu centro tecnológico especializado industrial, depois de um investimento de aproximadamente 1,5 milhões de euros.
A nova valência é uma das primeiras do género no país e permite, refere o estabelecimento de ensino em comunicado, a aquisição de novos recursos e equipamentos “fundamentalmente nos domínios da Manutenção Industrial – Eletromecânica; Eletrónica, Automação e Comando e Mecatrónica Automóvel”.
Segundo a direção da escola, trata-se de uma aposta “clara na melhoria da capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos e, consequentemente, da qualidade” das formações em áreas que “requerem mão-de-obra muito qualificada em linha com a evolução do tecido industrial”.
Em agosto de 2022, a Escola Profissional de Tondela apresentou candidatura aos centros tecnológicos especializados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O estabelecimento de ensino também estabeleceu parcerias com autarquias, agrupamentos de escolas, empresas e instituições do ensino superior.
A escola explica que essas parcerias e o trabalho feito a nível interno “foram determinantes para o sucesso desta candidatura que culminou com a respetiva aprovação”.
“Depois de cumpridas e ultrapassadas as etapas respeitantes aos inevitáveis processos concursais de contratação pública internacional – atendendo aos montantes envolvidos – e da chegada dos equipamentos à nossa Escola, estamos em condições de apresentar o Centro Tecnológico Especializado Industrial que entretanto se encontra materializado no terreno e à disposição, em primeira linha, dos alunos da Escola Profissional de Tondela”, afirma a direção.
O novo espaço também está disponível para outras escolas e empresas do tecido industrial do concelho de Tondela. A inauguração está marcada para as 15h00 desta quinta-feira nas instalações da escola profissional.
Em Viseu, a Escola Profissional Mariana Seixas e a Escola Secundária Viriato viram aprovadas as candidaturas aos centros tecnológicos especializados, enquanto que a Escola Emídio Navarro ficou de fora.
A criação destes centros integra a Componente das Qualificações e Competências, do Plano de Recuperação e Resiliência, com vista a modernizar a oferta dos estabelecimentos de ensino e de formação profissional.
O objetivo passa por fazer com que os alunos dos cursos profissionais usufruam de novos equipamentos e instalações, potenciando a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais orientadas para a sustentabilidade e competitividade.