A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
O Presidente da República anunciou esta quinta-feira (12 de setembro) que a Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, vai ser condecorada com o título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública.
Marcelo Rebelo de Sousa falou na abertura oficial do novo ano letivo que decorreu em Viseu e frisou que esta distinção é justificada “pelo que esta escola, desde que foi criada como liceu, fez pela educação em Portugal”.
O Presidente da República não esteve presente, devido a doença, mas enviou um vídeo onde fez o anúncio e deixou a promessa de que, em breve, vai estar na escola para entregar presencialmente a condecoração.
O chefe de Estado disse ainda que espera que “este ano seja um ano que olhe mais para o futuro do que para o passado”, depois de dois anos de pandemia e de dois anos letivos de recuperação da pandemia.
Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ainda que a Escola Secundária Alves Martins está entre os nove primeiros liceus a serem criados em Portugal.
“Houve seis [liceus] e, logo a seguir, mais três um deles em Viseu. Este foi um dos primeiros nove liceus em pleno século XIX”, sublinhou.
O Presidente da República deixou ainda algumas palavras de agradecimento aos alunos, famílias, professores e pessoal não docente, lembrando que sem todos eles não existia escola.