A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Treze estudantes de Tabuaço vão receber na próxima sexta-feira (20 de setembro) o Prémio Abel Botelho, distinção que a Câmara Municipal atribui aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas local no último ano letivo.
Este ano, o prémio é de 9.000 euros. A Câmara também vai atribuir no mesmo dia o prémio de mérito aos melhores alunos do Agrupamento. A medalha do Quadro de Honra vai ser entregue a 57 alunos.
Além dos prémios, a iniciativa também continua a divulgar a vida e a obra do escritor e diplomata natural de Tabuaço que dá o nome ao galardão.
No ano do 170.º aniversário do nascimento de Abel Botelho, a Câmara de Tabuaço reedita “A Fritada”, um conto incluído na coletânea “Mulheres da Beira” onde é narrada “a imagem de uma aldeia sombria onde os senhores da Casa Grande deixam antever o modelo de poder que Botelho repudiava para o país, o que se nota pela minuciosa e pormenorizada descrição da entrada do Cortejo e da Família Real em Lamego”, explica a autarquia.
Do cartaz deste ano, destacam-se o espetáculo de magia “One Man Show” de Ruben Félix e as atuações musicais com os professores do Centro Escolar de Tabuaço.
Nas 20 edições do Prémio Abel Botelho, a Câmara de Tabuaço já deu 143 mil euros aos alunos do Agrupamento.