A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Mais de 90 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Leiria estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou ainda em perigo muito elevado de incêndio cerca de 65 concelhos dos concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
As previsões meteorológicas para hoje são de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região Sul, em especial durante a tarde.
o vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, rodando para noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Norte e Centro a partir do final da tarde.
Prevê-se uma pequena subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 35º Celsius em Évora e os 27º em Sagres. Para Viseu são esperados 32 graus.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que está a enviar mensagens para a população, apelou a todos para cuidado especial com ignições nos próximos dias devido a previsões de condições meteorológicas favoráveis à propagação de incêndios.
As regiões mais afetadas têm sido o Centro e o Norte do continente. De acordo com a página da Proteção Civil, no distrito de Viseu estavam identificados, às 11h00, dois fogos. Um em Cinfães que estava na sua fase inicial e ainda o de Castro Daire que está desde sábado em resolução. No total, estão 83 operacionais no terreno apoiados por 21 veículos.