20250421_FUNDO EMERGÊNCIA SOCIAL 2
centro interpretativo forles
bombeiros cabanas de viriato
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Diário » Incêndios: Distrito de Viseu continua com risco máximo. Temperaturas chegam aos 30 graus

Incêndios: Distrito de Viseu continua com risco máximo. Temperaturas chegam aos 30 graus

Apesar da previsão de sol, o cenário não é favorável para o combate aos incêndios na região. Temperaturas no distrito descem esta terça-feira

pub
 Incêndios: Distrito de Viseu continua com risco máximo. Temperaturas chegam aos 30 graus - Jornal do Centro
17.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Incêndios: Distrito de Viseu continua com risco máximo. Temperaturas chegam aos 30 graus - Jornal do Centro
17.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Distrito de Viseu continua com risco máximo. Temperaturas chegam aos 30 graus - Jornal do Centro

Todo o distrito de Viseu continua esta terça-feira (17 de setembro) com risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Apesar da previsão de sol, o cenário não é muito favorável para o combate aos incêndios que estão a assolar nesta altura a região. De resto, as previsões também apontam para baixa humidade, à semelhança do que aconteceu na segunda-feira (dia 16). O dia de ontem também ficou marcado pelas nuvens de fumo que se espalharam por quilómetros de distância e pelo vento intenso.

Na quarta-feira (dia 18), o nível de perigo de incêndio desce para o muito elevado em grande parte dos concelhos, mas Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Vouzela, Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo devem continuar sob risco máximo.

Para quinta-feira (dia 17) – último dia da situação de alerta entretanto prolongada pelo Governo –, Viseu, Carregal do Sal, Nelas e Mangualde são os concelhos de risco máximo. Alguns municípios do norte do distrito (Armamar, Resende, Cinfães, Lamego, Tarouca e São João da Pesqueira) passam para o nível elevado. A situação só volta a normalizar-se na sexta-feira (dia 18).

A situação de alerta implica várias medidas excecionais como a proibição do acesso e circulação em vários espaços florestais ou a proibição da realização de queimadas e de trabalhos em florestas com recurso a maquinaria (com exceção para as situações de combate a incêndios rurais).

Entretanto, o IPMA já tinha advertido que as regiões do Norte e Centro vão manter-se sob severidade meteorológica “extremamente elevada” até quarta-feira. O instituto de meteorologia também adiantou que o índice meteorológico de perigo de incêndio calculado diariamente, que reflete a severidade meteorológica na propagação dos incêndios rurais, tem apresentado valores extremos, comprovando a adversidade das condições meteorológicas atuais.

Devido à previsão de risco elevado de incêndio na generalidade do território continental, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aumentou o estado de alerta e prontidão dos meios de socorro para o nível mais elevado, para esta terça-feira.

Mais de 500 bombeiros continuam no terreno no distrito de Viseu a combater os vários fogos que ainda estão ativos. De acordo com a Proteção Civil, o que mais meios mobiliza é o de Folhadal, em Nelas, e que já se estendeu ao concelho vizinho de Carregal do Sal.

Uma das situações mais complicadas está em Mangualde, com o incêndio que já vem de Penalva do Castelo. Ainda durante a noite deflagraram mais incêndios em Castro Daire e Vila Nova de Paiva.

Temperaturas descem no distrito. Mortágua com 30 graus e Viseu com 26º

Quanto às temperaturas, o concelho de Viseu conta hoje com uma descida nos termómetros para os 26 graus de máxima e os 15º de mínima. No distrito, Mortágua é o município com as temperaturas mais elevadas, sendo que conta com 30º de máxima.

Os concelhos de Carregal do Sal, São Pedro do Sul e Vouzela registam 29 graus. Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tabuaço e Tondela atingem os 28º.

O IPMA prevê 27 graus de máxima em Armamar, Cinfães, Mangualde, Penalva do Castelo e Resende, 26º em Castro Daire, Lamego, São João da Pesqueira, Sátão e Tarouca, 25º em Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, 24º em Sernancelhe e 23º em Penedono.

As mínimas oscilam entre os 11º (Penedono) e os 18º (Mortágua).

Amanhã, quarta-feira (dia 18), Viseu conta com 27 graus de temperatura máxima e 13º de mínima.

pub
 Incêndios: Distrito de Viseu continua com risco máximo. Temperaturas chegam aos 30 graus - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Incêndios: Distrito de Viseu continua com risco máximo. Temperaturas chegam aos 30 graus - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar