A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Associação de Futebol de Viseu (AFV) decidiu cancelar todos os jogos do fim de semana de 21 e 22 de setembro devido aos fogos florestais que assolam o distrito de Viseu. É uma decisão que está na linha do que fizeram as Associações de Futebol de Aveiro e do Porto. Em comunicado, a AFV escreve que optou pelo cancelamento de todos os jogos do próximo fim de semana tendo por base, sobretudo, a saúde e a segurança dos envolvidos nos jogos ao longo do distrito. No comunicado oficial, o organismo liderado por José Carlos Lopes lembra “a recomendação da Direção Geral de Saúde de que a “inalação de fumos ou de substâncias irritantes químicas e o calor podem provocar danos nas vias respiratória” o que não tem possibilitado a realização de treinos há vários dias em grande parte dos concelhos do Distrito”. A nota acrescenta que não se prevê melhorias nos próximos dias.
Além disso, a AFV justifica o cancelamento dos jogos com o encerramento de espaços desportivos onde as equipas costumam treinar. A Associação lembra que há também uma “quantidade elevada de agentes desportivos a colaborar na resolução dos incêndios que estiveram e continuam em vários casos ativos no nosso distrito” e recorda os Planos Municipais e o Plano Distrital e Emergência e Proteção Civil acionados. No sexto e último ponto, a AFV sublinha que a decisão de cancelar todos os jogos do distrito resulta da “salvaguarda da defesa da saúde pública, verdade e equidade desportivas”.
O órgão que tutela o futebol e o futsal do distrito de Viseu escreve no comunicado oficial que manifesta “o seu apreço e admiração pelo trabalho inexcedível que tem vindo a ser desenvolvido pelos Bombeiros, pela Proteção Civil, pelos Municípios, e população em
geral, desejando que a breve prazo se consiga resolver a situação de calamidade na qual o País e o nosso distrito lamentavelmente se encontram”, tal como “lamenta profundamente a perda de Vidas, assim como, a perda de bens, manifestando a sua total solidariedade com todos aqueles que foram atingidos”.
No fim de semana de 27, 28 e 29 de setembro, altura em que os campeonatos deverão retomar, está já decretado um minuto de silêncio em todas as competições organizadas pela AFV que promete divulgar mais tarde as datas nas quais os jogos agora adiados vão decorrer.