A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
São quatro as equipas da Associação de Futebol de Viseu que entram em campo este domingo para a segunda eliminatória da Taça de Portugal. Tondela, Académico de Viseu, Mortágua e Cinfães estão na luta por um lugar na terceira ronda. É nessa fase que entram no sorteio as equipas da Primeira Liga. Por isso estas quatro equipas podem ter a visita de um dos maiores clubes do futebol português já em outubro. Primeiro há que ultrapassar o adversário deste domingo.
Os jogos a envolverem os clubes do distrito começam todos às três da tarde deste domingo. Com três históricos no caminho. O Cinfães vai receber o Barreirense no Estádio Municipal Cerveira Pinto. Do Barreiro chega uma equipa que ainda não ganhou esta época. Abre-se uma janela de oportunidade para a equipa do norte do distrito poder ultrapassar mais uma fase da Taça de Portugal. O Cinfães tem apenas uma derrota até ao momento e soma três vitórias e um empate. O Barreirense em quatro jogos tem dois empates e duas derrotas. Para chegar a esta fase, o Cinfães eliminou o Resende da Taça de Portugal com uma vitória por 3-0. O Barreirense ficou isento na primeira ronda.
É à beira Tejo que o Mortágua lutará diante de outro histórico do futebol português. O Atlético está no caminho da equipa mortaguense e o desafio não se antevê fácil. Há uma divisão a separar os dois clubes: o Atlético compete na Liga 3, o Mortágua joga o Campeonato de Portugal. Alcântara pode ser talismã para uma viagem até à terceira eliminatória da Taça de Portugal. Até agora, o atlético soma duas vitórias e sofreu duas derrotas. O Mortágua ganhou um jogo – e foi na Taça – empatou três vezes e sofreu uma derrota. Para chegar aqui, o Mortágua deixou pelo caminho o Oliveira de Frades após triunfo por três bolas a zero. O Atlético ficou isento e entra só agora em competição.
Académico e Tondela vão defender o estatuto de equipas da Segunda Liga. Nesta fase da Taça de Portugal os 16 clubes do segundo escalão entram em campo – as equipas B não podem jogar a Taça. Mais do que defender o estatuto de equipa do segundo escalão, o Tondela avança para esta prova com a final do Jamor em 2022 sempre na memória. Para repetirem o feito, ou pelo menos chegar o mais longe possível, os auriverdes vão este domingo jogar no Estádio Municipal de Cantanhede diante dos Marialvas. No percurso trilhado até agora no Campeonato de Portugal os Marialvas conseguiram uma vitória e um empate com duas derrotas pelo meio. Na primeira eliminatória o Marialvas ficou isento. Quanto ao Tondela avança para Cantanhede com uma vitória e quatro empates nos jogos oficiais. O triunfo foi conseguido na última jornada e foi robusto: 4-0 em Mafra.
Se a Taça é a festa do povo, a competição serve, também, para dar vida a regiões há muito afastadas da ribalta. Nos anos 50 e 60 Évora tinha uma equipa na Primeira Divisão. O Lusitano de Évora trilhou caminho entre os maiores durante 14 anos. Agora compete no Campeonato de Portugal e vai defrontar o Académico este domingo. Um dos maiores embaixadores do futebol alentejano ainda não perdeu esta época. Na Série D do Campeonato de Portugal tem duas vitórias e dois empates. Segue-se o Académico. Os academistas lideraram a Segunda Jornada até à uma jornada.
Agora são segundos colocados apenas com uma derrota em jogos oficiais. Até perderam com a União de Leiria os viseenses somaram três vitórias e um empate em todos os jogos que fizeram. Na segunda eliminatória da Taça de Portugal há 90 equipas: 43 competem no Campeonato de Portugal, 16 jogam a Segunda Liga, 16 estão nos distritais e há sete representantes da Liga 3.
2ª eliminatória Taça de Portugal | Domingo, 22 de setembro, 15h
Marialvas – Tondela
Lusitano de Évora – Académico de Viseu
Atlético CP – Mortágua
Cinfães – Barreirense