A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O filme “O Diabo do Entrudo” vai ser apresentado, pela primeira vez, este sábado (28 de setembro) na sexta edição do Festival Internacional de Cinema de Dili em Timor-Leste.
Realizado por Diogo Varela Silva, o documentário foi produzido com o apoio da Câmara de Lamego e retrata “a essência e a magia do Entrudo de Lazarim, uma das mais antigas e genuínas tradições carnavalescas em Portugal”, lembra a autarquia.
O filme destaca como os rituais e tradições de Lazarim “são mantidos vivos e transmitidos de geração em geração” e oferece “uma perspetiva íntima e rica das transformações sociais e culturais ao longo do tempo”, acrescenta.
Depois da estreia em Timor, a Câmara de Lamego vai promover brevemente a antestreia nacional do filme.
Celebrado na altura do Carnaval, o Entrudo de Lazarim é caraterizado pelos tradicionais caretos e por momentos como a leitura pública dos testamentos da comadre e do compadre na Terça-Feira Gorda.
“Como é tradição, logo a seguir queimam-se os bonecos de pano que representam os compadres, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes”, recorda a Câmara de Lamego.