A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Câmara de São Pedro do Sul tem realizado trabalhos de emergência para atenuar os efeitos dos incêndios da semana passada nas linhas de água do concelho. O objetivo é reter as cinzas e a matéria orgânica queimada pelos fogos que assolaram o município.
A autarquia adverte que, nos territórios afetados pelos incêndios, a qualidade de água destinada ao abastecimento público “poderá ser comprometida, especialmente após precipitações intensas, devido ao aumento de sedimentos, cinzas e outros contaminantes transportados para as linhas de água”.
Por isso, a Câmara e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) avançaram com os trabalhos que incluem a colocação de barreiras de retenção de sedimentos em locais estratégicos para impedir o transporte de cinzas e outros resíduos.
Também ficou definida a monitorização contínua da qualidade da água nas captações, “permitindo detetar níveis de poluição e ajustar o tratamento da água de forma adequada”, e a limpeza e desobstrução de troços afetados, “restaurando o fluxo natural das águas e prevenindo maiores danos ecológicos”, explica a autarquia de S. Pedro do Sul.
Além destas ações de emergência, a APA, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e o município estão a desenvolver um plano estruturado de recuperação das áreas ardidas e focado “na regeneração das bacias hidrográficas impactadas pelos incêndios”.
Também por causa dos fogos, a Câmara alerta para a necessidade da utilização de abastecimentos alternativos de água e apela à tomada de medidas de modo a prevenir riscos para a saúde.
Entre as medidas de desinfeção, estão a fervura da água destinada à ingestão, a desinfeção com utilização do cloro através da lixívia e a desinfeção com iodo.
Além disso, a Câmara mostra-se disponível para encaminhar os resíduos resultantes da limpeza dos edifícios que arderam nos incêndios no concelho. “Alertamos para a importância de não depositar os resíduos provenientes destas limpezas nos contentores de resíduos sólidos urbanos”, alerta.
O encaminhamento pode ser pedido através do número 232 720 140 (extensão 420). “Desta forma, poderemos organizar o transporte desses resíduos diretamente para ser valorizado ou para aterro”, remata a Câmara de São Pedro do Sul.