A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Começa esta quinta-feira (26 de setembro) em Viseu o décimo Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria, que acontece no Hotel Montebelo e tem como principal tema “Psiquiatria no(s) limite(s)”.
Até sábado (dia 28), a iniciativa vai juntar médicos internos e especialistas da área a nível nacional e internacional numa organização da Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria (APIP).
Hoje é o dia dos workshops entre as 14h30 e as 19h00, com formações dedicadas à neuroimagem na psiquiatria, aos grupos Balint, ao psicodrama e à abordagem terapêutica das disfunções sexuais.
O debate começa na sexta-feira (dia 27), às 09h30, e conta com várias mesas redondas. Amanhã, vão ser discutidos os temas “Terminalidade e(m) Psiquiatria”, “Psicossomática: Dos Mecanismos à Intervenção” e “Burnout no Internato Médico” com a participação de diversos oradores da área.
Na manhã de sábado, o debate será voltado para a temática “Neuropsiquiatria ou imunopsiquiatria: Diferentes Sistemas para as Mesmas Doenças?”. A sessão de encerramento está agendada para as 13h00. O programa também inclui apresentações orais e simpósios.
O Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria decorre a cada dois anos e pretende criar “uma oportunidade para a discussão de temas transversais a qualquer área de atuação na doença mental, partilha de experiências e ainda um espaço de reunião entre internos, especialistas e outros atores da área da saúde mental”, acrescenta a APIP.
A primeira edição realizou-se em 2006, de forma a criar “um espaço de formação nestes temas não só para internos de Psiquiatria, como para outras especialidades e profissionais de saúde”, refere ainda a associação organizadora.