A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
A Constructel Visabeira, empresa do Grupo Visabeira (com sede em Viseu), anunciou esta quinta-feira (26 de setembro) a aquisição da norte-americana Sargent Electric, líder no setor da energia nos Estados Unidos com uma faturação de mais de 400 milhões de dólares.
Esta é já a 11.ª aquisição da Constructel desde 2021 nos seus principais mercados (França, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Alemanha e Estados Unidos, que, com este negócio, passa a ser o país de maior faturação do grupo). Já este ano, adquiriu a empresa de telecomunicações Verità, também localizada no país americano.
Em comunicado, a Constructel Visabeira revela que a compra da Sargent Electric vai permitir que as suas receitas atinjam “os 650 milhões de dólares nos EUA e 1,8 mil milhões de euros a nível global, equilibrando ainda mais o negócio” entre os serviços de engenharia nas áreas da energia e das telecomunicações.
A Constructel Visabeira descreve a empresa comprada – fundada em 1907 – como uma companhia de referência na prestação de serviços de engenharia de redes do setor energético nos Estados Unidos.
Com mais de 1.000 trabalhadores, a Sargent “tem uma longa história e uma capacidade comprovada na execução de projetos de transição energética nos sectores comercial e industrial”, incluindo as energias renováveis.
“A empresa conquistou uma presença crescente no segmento de data centers, aproveitando a sua experiência em projetos complexos e de grande dimensão. Com mais de um século de história e com uma equipa de profissionais dedicados, a Sargent Electric é conhecida pela sua abordagem centrada no cliente e pela sua capacidade de entrega com elevada qualidade, fiabilidade e segurança”, explica a Constructel Visabeira.
A Sargent Electric tem instalações nas regiões do Midwest, Mid-Atlantic e Northeast, incluindo a Pensilvânia, Indiana, Maine, Wisconsin e Ohio e serve clientes em todos os EUA, com projetos em curso em diversos estados daquele país.
“Esta aquisição estratégica reforça a posição da Constructel Visabeira tanto no sector da energia e das energias renováveis como nos sectores da tecnologia e da IA (inteligência artificial), expandindo as suas capacidades, a sua presença geográfica e a sua base de clientes de forma significativa”, realça a empresa de Viseu em comunicado.
Além disso, acredita, a compra vai permitir “criar sinergias comerciais com as restantes operações nos EUA, proporcionando um portefólio de serviços mais alargado e integrado”.
“Ao combinar a sua experiência e as relações estabelecidas com os clientes de referência com a marca Sargent Electric, a Constructel Visabeira cria a plataforma ideal para alcançar um crescimento acelerado e sustentável nos EUA”, sublinha.
A atual equipa de gestão da Sargent Electric, liderada por Rob Smith, vai manter-se à frente da empresa. O CEO refere que a entrada da Constructel vai permitir “acelerar ainda mais” o crescimento da Sargent, “trazendo serviços e capacidades adicionais aos nossos clientes atuais e apresentando a Sargent Electric aos clientes da Constructel Visabeira”.
Já o CEO da Constructel e do Grupo Visabeira, Nuno Marques, fala de “um marco significativo e uma conquista, pois permite-nos continuar a crescer e a expandir a nossa presença nos Estados Unidos”.
“Com a Sargent Electric, estamos posicionados para oferecer serviços mais abrangentes e mais integrados aos nossos clientes, continuando a impulsionar a inovação no sector da energia elétrica. Estou muito satisfeito por continuar a executar o nosso ambicioso plano de crescimento, mantendo ao mesmo tempo um balanço sólido e que nos dá flexibilidade para continuar a executar a nossa agenda de fusões e aquisições”, remata.