A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Viajar no tempo, mais concretamente até ao início do século XX, é o grande objetivo da primeira edição da Feira à Moda Antiga. A iniciativa acontece este sábado e domingo (28 e 29 de setembro), em Rio de Loba, no Largo da Igreja Matriz.
A recriação do processo das vindimas ou do ciclo do pão, arruadas, atuações de ranchos ou tunas são algumas das iniciativas do programa.
“A ideia foi criar um evento que valorizasse e envolvesse as associações, nomeadamente ranchos folclóricos que representam esses tempos”, explicou ao Jornal do Centro o presidente da Junta de Freguesia, Berito Esteves.
Ao Rancho Folclórico Caçador caberá a recriação das vindimas, com o tradicional pisar da uva, já o ciclo do pão, desde a desfolhada, à moagem do milho, à cozedura do pão, será dinamizado pelo Rancho Folclórico Leões da Beira.
A Feira à Moda Antiga conta ainda com 35 “barraquinhas”, sendo que 17 são de associações da freguesia de Rio de Loba. “Nestes espaços, os visitantes vão poder encontrar comes e bebes, produtos endógenos, frutícolas e hortícolas ou artesanato”, adiantou Berito Esteves.
O evento, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Rio de Loba, está ainda a preparar uma homenagem a António Chaves, um dos elementos da organização do evento que faleceu recentemente. “Quisemos homenagear o Tó e a melhor forma será fazer desta feira um evento memorável”, frisou o autarca. A homenagem acontece no domingo, às 18h00.
A feira à Moda Antiga arranca no sábado (28 de setembro), às 11h30, com uma arruada de bombos, seguida de um almoço (12h00). Durante a tarde acontece a pisa da uva (16h00) e várias atuações. Pelas 15h00 sobe ao palco o coro ucraniano, às 17h30 será a vez do Grupo de Cantares Pedra Moura e às 19h00 o Grupo GiraFoles.
Depois do jantar (19h30), a Infantuna Cidade de Viseu vai animar os presentes (22h00) e o dia fecha com uma queimada (23h30). O programa conta ainda com jogos tradicionais para toda a família (17h00).
No domingo há café na panela com biscoitos (10h00) e um almoço (12h00). Durante a tarde, pelas 15h00, o Coro Mozart – Lusitânia sobe ao palco e terá no reportório temas tradicionais, seguido da desfolhada (15h30) e de um passeio de póneis (16h00).
Do programa faz ainda parte as atuações do Rancho Folclórico de Mundão (16h30) e uma arruada de bombos (19h30).