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A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
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por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O presidente da Câmara de Viseu disse que vai apresentar novamente a solução de quatro vias para a ligação de Viseu a Coimbra numa reunião que vai ter com o ministro das Infraestruturas. Fernando Ruas diz que não interessa qual a solução, desde que a ligação seja feita sem estrangulamento, o que não acontece com a requalificação a que está a ser sujeito o IP3.
Segundo o autarca, estão previstas quatro vias de Viseu até Penacova, depois um troço que tem duas vias num sentido e uma noutro, seguido de “um percurso mínimo” com apenas uma via em cada sentido e, na zona de Souselas, novamente quatro vias até à autoestrada.
Para Fernando Ruas, as duas capitais de distrito [Viseu e Coimbra] têm de ficar ligadas por uma estrada com quatro vias e, por isso, vai voltar a propor ao Governo: “façam uma via nova de onde acabam as duas/duas (vias) que vêm de Souselas até onde começam as duas/duas (vias) para Viseu, junto ao nó de Santa Comba Dão”.
Em agosto, a Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a empreitada de requalificação do Itinerário Principal 3 no troço entre Santa Comba Dão e Viseu à multinacional espanhola Ferrovial por cerca de 103 milhões de euros.
Consiste na requalificação e duplicação daquela estrada entre Santa Comba Dão e o nó de Viseu da A25, tendo como objectivo “aumentar a capacidade e melhorar as características de traçado do respectivo troço”.
O concurso contou com um total de 21 empresas concorrentes, segundo o portal Base. O valor pelo qual a empreitada foi adjudicada foi substancialmente inferior do preço-base (130 milhões de euros) definido pelo anterior Governo, que lançou o concurso público.
Em Julho de 2023, o Ministério das Infraestruturas afirmava que aquela intervenção entre Santa Comba Dão e Viseu representava a primeira de três intervenções naquela via, prevendo-se um investimento total a rondar os 300 milhões de euros.
A empreitada agora adjudicada representa uma intervenção no âmbito de um projecto de requalificação do IP3 que tem como objectivo que a via fique com mais de 85% com perfil de autoestrada.