A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Este sábado (28 de setembro), no Parque Aquilino Ribeiro, a Câmara Municipal de Viseu e o Hospital de Viseu formalizaram o protocolo para a implementação do projeto “Mamãs Ativas”. A iniciativa, que já está no terreno, visa promover uma gravidez mais saudável e informada, através de um conjunto de atividades que envolvem Nutrição, Exercício Físico, Obstetrícia e outros cuidados especializados.
A cerimónia de formalização do protocolo contou com a presença de vários representantes do município e da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULS VDL). Mara Almeida, em representação da Câmara Municipal, elogiou a visão dos médicos envolvidos no projeto. “Em boa hora, o Dr. Nuno, a Dra. Joana e a Dra. Carolina procuraram-nos com esta proposta. Eles idealizaram algo muito promissor, mas faltavam os meios necessários, que a Câmara prontamente aceitou fornecer”, referiu.
Mara Almeida sublinhou a importância da autarquia no apoio a projetos deste género. “Queremos estar presentes no crescimento da nossa sociedade, e se pudermos ajudar desde o embrião, tanto melhor. O ‘Mamãs Ativas’ tem tudo para ser um projeto de sucesso, e espero que todas as grávidas possam tirar o maior proveito disso”, concluiu.
O projeto, que já está em funcionamento, oferece palestras trimestrais no Hospital de Viseu e aulas semanais de exercício físico, realizadas na escola de Jugueiros, em Viseu. Nuno Pereira, assistente graduado de Ginecologia e Obstetrícia, é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da iniciativa. “Este projeto é inovador e uma mais-valia para a nossa população de grávidas”, afirmou.
O especialista explicou que as grávidas podem inscrever-se a qualquer momento da gravidez, sendo que os maiores benefícios surgem quando o acompanhamento se inicia nas primeiras semanas. “Não é um projeto de caprichos. Pretendemos ter um impacto real na saúde materna, reduzindo os riscos e melhorando os cuidados preventivos”, concluiu.
Luís Nunes, Diretor Clínico Hospitalar da ULS Viseu Dão Lafões, também esteve presente na cerimónia e destacou a colaboração crucial da autarquia. “Sem a colaboração da Câmara, este projeto não teria saído do papel. O grupo de obstetrícia do Hospital de Viseu está empenhado em apoiar as grávidas com este projeto, que vai certamente ajudá-las a enfrentar os próximos meses com mais confiança”, afirmou.
Com o protocolo agora formalizado, o “Mamãs Ativas” pretende expandir-se e abranger mais grávidas, e talvez outros concelhos no futuro. “Neste momento, estamos focados no concelho de Viseu, mas, se houver grande adesão, podemos estender o projeto a outras áreas”, afirmou Nuno Pereira, destacando que, para já, a equipa está a monitorizar a participação e o impacto local.