A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Sessenta alunos conseguiram colocação no Instituto Politécnico de Viseu (IPV) depois da terceira fase do concurso de acesso ao ensino superior. Os dados foram divulgados esta segunda-feira (30 de setembro).
Segundo informações da Direção-Geral do Ensino Superior, o curso pós-laboral de Gestão de Empresas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) foi o que recebeu mais colocados com um total de nove.
O segundo curso com mais colocações foi Secretariado de Administração na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), que teve sete novos alunos. Já a licenciatura em Artes Performativas, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), passou a contar com mais seis estudantes.
Por sua vez, cinco candidatos conseguiram colocação nos cursos de Publicidade e Relações Públicas (ESEV) e de Tecnologia e Design de Mobiliário (ESTGV).
Já quatro ficaram nas licenciaturas em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) e em Gestão Comercial na ESTGL. Houve ainda três colocações na Biotecnologia (Escola Superior Agrária de Viseu) e na Gestão Turística, Cultural e Patrimonial (ESTGL).
Dois alunos foram colocados no curso de Tecnologias e Design de Multimédia (ESTGV).
Por fim, mais um aluno entrou nas formações de Comunicação Social (ESEV), Educação Social (ESEV), Artes Plásticas e Multimédia (ESEV), Desporto e Atividade Física (ESEV), Contabilidade (ESTGV), Engenharia Eletrotécnica (ESTGV), Engenharia Informática (ESTGV), Engenharia Mecânica (ESTGV), Gestão de Empresas (ESTGV), Marketing (ESTGV), Turismo (ESTGV) e Gestão e Informática (ESTGL).
Após a terceira fase, catorze cursos do Politécnico ficaram com as vagas totalmente preenchidas.
A licenciatura com mais vagas sobrantes é Gestão Industrial na ESTGV, com 12, seguida das Artes Performativas (ESEV) com 11 e dos cursos de Engenharia Civil e de Ciências e Tecnologia do Ambiente, ambos na ESTGV, com 10.
Ao todo, nas três fases do concurso de acesso ao ensino superior, o Politécnico de Viseu teve 1.283 vagas preenchidas, incluindo 963 na primeira e 260 na segunda.
A nível nacional, mais de 50 mil estudantes conseguiram colocação no ensino superior após a 3.ª fase do concurso nacional de acesso, em que foram colocados 1.648 dos mais de quatro mil candidatos.
Esta era a última oportunidade este ano de os estudantes ingressarem no ensino superior através do concurso nacional de acesso. No final das três fases, foram colocados 50.612 estudantes, menos do que as 54.666 vagas colocadas a concurso logo na primeira fase.
A maioria dos novos alunos foi colocada no subsistema universitário, que conta este ano com cerca de 30 mil “caloiros”, registando uma taxa de ocupação de 97,4%.
Foi nos institutos politécnicos que ficaram mais vagas por preencher, com uma taxa de ocupação de 86,2% após a admissão de 20.333 novos alunos.
Os estudantes colocados na terceira fase têm até quarta-feira (2 de outubro) para realizar a matrícula.