Assinatura_protocoloestaçãonaúticacarregaldosal
palacio do gelo natal 2 1
Natal Viseu 2024
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Concelho » Cinfães » Moção do PS que pede ao Governo mais apoio e revisão das políticas da floresta aprovada em Cinfães

Moção do PS que pede ao Governo mais apoio e revisão das políticas da floresta aprovada em Cinfães

Assembleia Municipal de Cinfães aprovou por unanimidade uma moção do PS que apela ao Governo que tome medidas de apoio aos bombeiros, agricultores e proprietários e de reforço à vigilância nas florestas após os incêndios que atingiram recentemente o concelho

 Moção do PS que pede ao Governo mais apoio e revisão das políticas da floresta aprovada em Cinfães
02.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Moção do PS que pede ao Governo mais apoio e revisão das políticas da floresta aprovada em Cinfães
21.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Moção do PS que pede ao Governo mais apoio e revisão das políticas da floresta aprovada em Cinfães

A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou por unanimidade uma moção do PS que apela ao Governo que tome medidas de apoio aos bombeiros, agricultores e proprietários e de reforço à vigilância nas florestas após os incêndios que atingiram recentemente o concelho.

A moção “Por um território mais resiliente, por uma floresta mais protegida e por uma comunidade mais segura” também pede à tutela que reveja as políticas de ordenamento do território e gestão florestal e que promova a reflorestação das zonas devastadas pelos incêndios.

No documento, a bancada do PS na Assembleia Municipal sublinha o impacto das alterações climáticas que proporcionam “condições propícias à deflagração e rápida propagação dos incêndios”, o “crescente abandono” das terras agrícolas e florestais que cria “uma acumulação de material vegetal seco que funciona como combustível para os incêndios” e a “ausência de políticas eficazes de gestão florestal e a falta de manutenção das áreas florestais”.

Por isso, os socialistas sugerem ao Governo que dê mais recursos financeiros e materiais aos corpos de bombeiros voluntários “garantindo que disponham do equipamento adequado para combater os incêndios” e que promove programas de formação contínua para os operacionais “com foco em técnicas avançadas de combate”.

Entre as propostas está também o reforço das equipas de vigilância durante os meses de maior risco através da contratação de brigadas florestais temporárias que “possam atuar em coordenação com os bombeiros locais e outras entidades de proteção civil”.

O PS também quer apoios ao incentivo da agricultura local e familiar “com especial foco na ocupação ativa das terras, para evitar o abandono e reduzir a carga de combustível vegetal” e aos pequenos proprietários e agricultores para a gestão sustentável dos terrenos “através de incentivos fiscais ou apoios diretos para a realização de limpezas e desbastes”.

O partido exorta ainda o Governo a promover a reflorestação das áreas devastadas pelos incêndios “com espécies autóctones e mais resistentes ao fogo” e a rever as políticas nacionais de ordenamento do território e gestão florestal “com maior autonomia para os municípios”.

No documento, os socialistas lembram que os incêndios rurais são “uma ameaça real e crescente ao nosso território, ao nosso património natural e à segurança das populações” e que só com “uma ação concertada” entre as autoridades, as populações e o setor privado que é “possível reduzir significativamente o impacto” dos fogos.

Mais de 3.000 hectares de área ardida em Cinfães. PS propõe voto de louvor a quem esteve no combate

O PS revela que os fogos de setembro consumiram “cerca de 3.896,35 hectares de floresta e terrenos agrícolas” em Cinfães. “Esta catástrofe provocou danos severos ao património natural, afetando significativamente a agricultura, a pecuária e toda a economia local. Apesar da vasta área consumida pelas chamas, é com grande alívio que registamos a ausência de vítimas mortais e a preservação de todas as habitações de primeira residência”, dizem os socialistas que também governam a Câmara.

A moção também destaca o trabalho dos agentes da Proteção Civil, bombeiros, autoridades, câmara, juntas de freguesia e população “que agiram com grande determinação e resiliência, saltando-se também o trabalho contínuo de prevenção, realizado ao longo de todo o ano, pelas equipas de sapadores florestais”.

O PS Cinfães também destaca o trabalho dos colaboradores da Câmara que, diz o partido, “têm estado empenhados na realização de trabalhos para a reposição da normalidade, atuando na recuperação das infraestruturas por forma a garantir que as comunidades afetadas possam retomar o seu dia a dia o mais rapidamente possível”.

O partido propôs na moção um voto de louvor aos bombeiros, sapadores florestais, GNR e funcionários da Câmara “que auxiliaram e combateram, com coragem, determinação e espírito de missão, este flagelo dos incêndios, colocando as suas próprias vidas em risco, sem nunca abandonarem as populações” e às juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social “que, de forma exemplar, colaboraram na evacuação e acolhimento das populações afetadas pelos incêndios”.

 Moção do PS que pede ao Governo mais apoio e revisão das políticas da floresta aprovada em Cinfães

Outras notícias

pub
 Moção do PS que pede ao Governo mais apoio e revisão das políticas da floresta aprovada em Cinfães

Notícias relacionadas

Procurar