A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Viseu organiza este fim de semana (5 e 6 de outubro) a sua primeira Mostra Social no Parque Aquilino Ribeiro.
Vinte instituições locais participam nesta iniciativa que decorre das 10h00 às 23h00 ao sábado e das 10h00 às 19h30 ao domingo.
A Mostra Social do CLAS Viseu visa divulgar o trabalho desenvolvido por estas organizações sociais, que também vão vender produtos produzidos pelos utentes e promover oficinas, workshops e tertúlias.
A Refood Viseu promove nos dois dias da Mostra Social jogos sobre os objetivos da sustentabilidade.
O programa do primeiro dia inclui a tertúlia “Roda de Conversa” da Casa do Brasil que aborda as dificuldades de aprendizagem e os impactos emocionais vividos pela comunidade estrangeira e a tertúlia “A Importância dos Cuidados Personalizados e Individualizados ao Domicílio, Respeitando as Rotinas, Hábitos e Gostos” da Idade Ativa.
Já no segundo dia, decorrem uma ação de sensibilização das Obras Sociais de Viseu sobre o acolhimento familiar, uma oficina de capoeira da Casa do Brasil e a atividade “Manta de Afetos” da Lexvis – Associação Cultural e Desportiva do Círculo Judicial de Viseu, onde idosos, voluntários e dirigentes vão poder partilhar experiências sobre este projeto.
O CLAS Viseu é um órgão de concertação social que reúne instituições do concelho e que funciona como “um espaço de diálogo e análise de problemas, com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social”, lembra a Câmara de Viseu.
O conselho desenvolve “um trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica, tendo em vista o planeamento estratégico da intervenção social na região”, acrescenta a autarquia.