A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A carrinha “Arbitragem na Escola”, um projeto da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), esteve esta quinta-feira (3 de outubro), na Escola Secundária Viriato, em Viseu.
Os participantes começaram por assistir a uma palestra com a presença de Luciano Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Pedro Ribeiro, vereador da Educação e do Desporto de Viseu, José Carlos Gomes, Presidente da Associação de Futebol de Viseu e Ana Gueidão , diretora da Escola Secundária Viriato.
Luciano Gonçalves visitou Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024 assumindo que “é necessário sair de uma bolha que nos últimos anos há em relação à arbitragem, que neste momento é uma carreira muito aliciante”. De seguida, os participantes experienciaram, na prática, as decisões que um árbitro tem de tomar, através de uma simulação interativa que incluía a tomada de decisões em lances de futebol, futebol de praia e futsal, utilizando ecrãs e óculos 3D.
O projeto tem como objetivo aproximar os jovens da arbitragem e demonstrar a complexidade e importância da profissão. A carrinha começou o seu caminho em Lisboa, e após a passagem por Viseu, vai continuar a percorrer várias escolas do país, incluindo ilhas.