A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O jovem Ricardo Silva, de Viseu, foi um dos medalhados de Portugal na competição Worldskills, que decorreu recentemente em Lyon (França). O formando do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Coimbra conquistou a medalha de excelência em Refrigeração e Ar Condicionado no campeonato mundial das profissões.
Ricardo Silva, de 20 anos, foi um dos concorrentes portugueses que participaram na prova. Competiu com jovens de 23 países na sua área profissional.
Foram oito as medalhas de excelência conquistadas por Portugal no Worldskills. O “melhor da nação” foi Mário Ferreira, de Águeda, que concorreu no Desenho Gráfico e teve a melhor pontuação nacional na prova, repetindo o feito já alcançado em 2023, no Campeonato da Europa em Gdansk (Polónia).
O evento em França contou com 59 profissões em competição e 1.400 concorrentes. Portugal ficou em 13.° lugar no ranking mundial e em sétimo no ranking de países europeus, com mais de 700 pontos acumulados.
Além da condecoração dos participantes, a cerimónia de encerramento ficou marcada pela passagem cerimonial da bandeira da WorldSkills aos representantes de Xangai (China), a cidade anfitriã da competição WorldSkills em 2026. “Este gesto simbólico marca o início dos preparativos para o próximo campeonato”, referiu a organização.
Chris Humphries, presidente da WorldSkills, deixou uma mensagem aos jovens: “Vocês são os agentes da mudança. São as pessoas que agora estão prontas para descobrir e moldar o mundo, para encontrar novos caminhos que vos vão permitir enfrentar os desafios que enfrentamos. Precisamos da vossa criatividade, da vossa ambição corajosa e das vossas excecionais competências. Sigam em frente, com a certeza de que acreditamos em vocês e de que vos desejamos prosperidade”.
Já Max Roche, presidente do WorldSkills Lyon 2024, dirigiu-se ao público dizendo que “as competências podem unir-nos e capacitar-nos para cumprirmos as nossas ambições e enfrentar os desafios do futuro juntos”.