A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Cáritas Diocesana de Viseu, que representa Portugal num projeto internacional que pretende apoiar a inclusão da etnia cigana e influenciar políticas sociais, vai receber os responsáveis europeus da iniciativa na cidade, na próxima terça-feira (8 de outubro).
Segundo a instituição, a visita vai servir sobretudo para a partilha de práticas. A Cáritas de Viseu integra o projeto de apoio à inclusão da etnia cigana que é uma iniciativa da Caritas Europa e que junta Portugal, Eslováquia e Bélgica.
Em 2023, a Cáritas de Viseu foi a escolhida pela Cáritas Portuguesa para integrar o grupo de trabalho, que pretende ainda analisar candidaturas e projetos internacionais que poderão ser importantes para as diferentes entidades envolvidas.
“Numa parceria comum vamos tentar desenvolver um projeto especialmente dedicado ao apoio e à promoção da etnia cigana. Ficamos agradecidos à Cáritas Portuguesa para ter escolhido Viseu”, disse Felisberto Figueiredo, presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, na apresentação do projeto. A ideia é trocar experiências e práticas já desenvolvidas pelos países participantes.
Segundo os responsáveis, este projeto quer ainda “criar alguma pressão junto das entidades públicas nacionais e internacionais no sentido de que a Cáritas é um bom exemplo de perceber o que é a realidade, para depois poder transmitir aos órgãos decisores a importância destas iniciativas”.
A reunião de acolhimento em Viseu acontece às 09h30 da próxima terça-feira no Centro Sócio-Pastoral.
O programa também inclui visitas à Feira Semanal e ao Bairro da Balsa durante a manhã. Já à tarde, vão ser visitados projetos de intervenção com comunidades ciganas, promovidos pela Cáritas de Viseu em São João de Lourosa e no Centro Comunitário e Bairro de Paradinha.
O encontro termina com um lanche, às 17h00, onde os participantes vão partilhar as suas experiências e fazer as reflexões finais. Este último encontro vai contar com a presença de entidades locais e do bispo de Viseu, D. António Luciano.
Cáritas lança obra das casas de emergência
A Cáritas de Viseu também vai lançar a obra de requalificação de quatro casas que vão ser destinadas ao alojamento temporário de emergência no dia 14 de outubro.
As habitações, localizadas na cidade de Viseu, vão acolher vítimas de violência doméstica, refugiados e sem-abrigo. O investimento previsto é de cerca de 360 mil euros, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência.
As habitações, que pertenciam à Fundação São José, estavam em ruínas e vão agora ser recuperadas, passando ainda a integrar a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário.
A Cáritas anunciou ainda que a creche vai mudar de instalações para o Centro Sócio-Pastoral, depois de anos na sede da instituição, na Rua Alexandre Herculano. O espaço acolhe crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade.
Além das questões de segurança, a nova creche vai permitir aumentar a capacidade de 25 para 42 crianças. O investimento ronda os 150 mil euros.