A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
A região de Viseu terá nas próximas horas chuva forte e persistente, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O vento também soprará forte nas terras altas, com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros por hora. O aviso amarelo começa às três da manhã e termina às seis da madrugada. Depois, o distrito de Viseu fica em aviso laranja até às três da tarde.
Por causa destas previsões, a Proteção Civil já emitiu avisos e pede atenção especial às zonas que, historicamente, estão identificadas como vulneráveis a inundações, em especial, referem as autoridades as zonas afetadas pelos incêndios. A Proteção Civil lembra ainda que podem ocorrer dificuldades de escoamento e podem surgir cheias junto a cursos de água, rios e ribeiras, tal como deslizamentos de terras e derrocadas.
Como medidas preventivas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que é recomendado garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e garantir a fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A Proteção Civil alerta ainda para o especial cuidado na circulação e permanência junto de árvores e matas. Recomenda ainda a adoção de uma condução defensiva, com redução de velocidade e atenção redobrada à possível formação de lençóis de água nas vias. A Proteção Civil apela ainda a que não se atravessem zonas inundadas para evitar o arrastamento de pessoas e viaturas para buracos na estrada ou caixas de esgoto abertas em consequência da força das águas.