A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A chuva forte que desde as primeiras horas da madrugada se tem feito sentir no distrito de Viseu provocou cerca de 12 inundações. O número foi confirmado pelo Comando Sub-regional de Viseu Lafões. Ainda de acordo com a mesma fonte houve três quedas de árvores nas últimas horas em toda a região.
O distrito de Viseu está desde as seis da manhã deste domingo em aviso laranja. O agravamento do estado do tempo vai manter-se até às seis da tarde. O aviso laranja foi prolongado por mais três horas. Este sábado, a previsão apontava para o alerta laranja vigorar até às três da tarde de hoje.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa destas previsões, a Proteção Civil já emitiu avisos e pede atenção especial às zonas que, historicamente, estão identificadas como vulneráveis a inundações, em especial, referem as autoridades as zonas afetadas pelos incêndios. A Proteção Civil lembra ainda que podem ocorrer dificuldades de escoamento e podem surgir cheias junto a cursos de água, rios e ribeiras, tal como deslizamentos de terras e derrocadas.
Como medidas preventivas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que é recomendado garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e garantir a fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A Proteção Civil alerta ainda para o especial cuidado na circulação e permanência junto de árvores e matas. Recomenda ainda a adoção de uma condução defensiva, com redução de velocidade e atenção redobrada à possível formação de lençóis de água nas vias. A Proteção Civil apela ainda a que não se atravessem zonas inundadas para evitar o arrastamento de pessoas e viaturas para buracos na estrada ou caixas de esgoto abertas em consequência da força das águas.