No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O músico e produtor de Viseu, Tomás Oliveira, lança na próxima sexta-feira, 11 de outubro, o seu primeiro tema gravado ao vivo com banda, intitulado A Cidade (Ao Vivo no Parque). A performance foi registada durante um concerto em julho de 2024 no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, no âmbito do evento Verão no Parque. Esta atuação vai estar disponível em todas as plataformas digitais e conta também com um vídeo da performance, criado a partir de registos do público presente no concerto.
O artista Tomás Oliveira, que lançou em outubro de 2023 o seu primeiro álbum de estúdio, Lamiré, e regressou em agosto deste ano com o single Sua Alteza, dá agora destaque ao que considera ser o elemento central do seu projeto: os concertos ao vivo.
A gravação do tema A Cidade foi feita pelos técnicos da PRE – Pro Rent Events, enquanto a mistura e masterização ficaram a cargo do próprio artista. Sobre este lançamento, o músico viseense sublinha que marca uma evolução no seu percurso, tanto a nível pessoal como coletivo: “O lançamento da versão ao vivo da minha música A Cidade gravada no Parque Aquilino Ribeiro, não só marca a evolução do projeto como um todo, mas estabelece esta banda ao vivo como parte dele, pela energia contagiante que dá a temas como este”. Esta música tem um arranjo “ligeiramente diferente da versão de estúdio”, e tem uma “energia mais rock”.
O artista reflete ainda sobre a importância da banda que o acompanha, “Os Última da Hora”, no desenvolvimento do seu projeto, nome que nasceu da casualidade com que os músicos se juntaram pela primeira vez. “Quando surgiu a primeira hipótese de mostrar o meu trabalho ao vivo, soube logo que não o conseguiria fazer sozinho, nos moldes que sempre idealizei. É aí que, com uma semana de antecedência, junto um grupo de músicos (que não se conhecia entre si) para aprender a tocar os meus temas e ajudar-me a montar um concerto”, partilhou o músico.
Além de destacar o trabalho em estúdio, onde trata sozinho de toda a composição e produção, Tomás Oliveira dá ênfase à importância da componente ao vivo: “As músicas são da minha autoria, e estão lançadas sobre o meu nome, que é o nome do projeto. No entanto, quando falamos de concertos ao vivo, as pessoas não me vêm ver só a mim – vêm ver um espetáculo de música com 5 pessoas em palco […] Também para que eles se sintam como parte deste projeto, porque sem a banda não havia concertos.”
A banda de Tomás Oliveira é composta por Helder Fonte (guitarra lead e voz), Mariana Costa (teclas e voz), Tiago Ferreira (baixo e voz) e Francisca Reis (bateria), enquanto o próprio Tomás assume a guitarra ritmo e a voz.
A carreira de Tomás começou em 2020 e o artista viseense caracteriza-se por uma sonoridade pop/rock, e combina elementos acústicos e eletrónicos.