A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo de São Martinho, em Orgens (Viseu), recebe este domingo (13 de outubro) a segunda edição da Desgarrada de Bombos, considerada “a maior do país”, e inicialmente marcada para o dia 6 de outubro.
A iniciativa tem como grupo anfitrião os Zés Pereiras de São Martinho, que integram a instituição organizadora. O conceito foi criado no ano passado e tornou-se um sucesso. Este ano, decidiu-se “manter os mesmos moldes”, revelaram os promotores.
Além dos Zés Pereiras de São Martinho, o evento também conta com a participação dos Zés Pereiras de Vildemoinhos, Quintela e Vila Chã de Sá (Viseu) e dos grupos Bacatela (Mangualde), Quinta do Encanto (Lamego), Bodibombos (Viseu), Bombinhos de Chãos (Viseu), BEG (Gouveia) e Toques e Pancadas (Viseu).
O programa começa às 14h30, com a desgarrada cronometrada, seguida de uma atuação livre dos grupos às 17h00. O festival termina com um lanche convívio.
O Centro Social de São Martinho realça que, nos últimos anos, tem feito “todos os esforços possíveis por defender e preservar a tradição popular”. Este ano, conta com o apoio do programa Eixo Cultura da Câmara de Viseu e ainda da Fundação Inatel.
A segunda edição da Desgarrada de bombos apontava a data de 6 de outubro, mas “devido à intempérie que assolou Viseu”, fica adiada para este domingo, dia 13.