A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A proteção civil registou mais de 100 ocorrências na região de Viseu Dão Lafões nas últimas 48 horas devido à chuva e vento fortes. Os concelhos de Viseu e São Pedro do Sul foram os mais afetados. Inundações, movimentos de massa ou quedas de árvores estão entre as situações mais registadas.
Segundo o comando sub-regional Viseu Dão Lafões, na região registaram-se 125 ocorrências, de onde se destacam inundações, movimentos de massa, quedas de árvores ou detritos arrastados nas vias de circulação rodoviária.
“Registaram-se ocorrências nos vários concelhos da região, mas os concelhos de Viseu e São Pedro do Sul foram os mais afetados. Em São Pedro do Sul destacam-se os movimentos de massa e, em Viseu, inundações ou quedas de árvores”, acrescentou o comandante sub-regional Miguel Ângelo.
Só no concelho de Viseu, registaram-se 51 ocorrências, sobretudo durante o dia de domingo (6 de outubro). O final da manhã e o início da noite foram os períodos com um maior pico de episódios.
As inundações são a ocorrência mais registada no concelho com 36 situações, há ainda nota de cinco limpezas de via, oito quedas de elementos de árvores, um movimento de massas e danos em estrutura de edificado, segundo os dados da proteção civil municipal.
“Para dar resposta às populações, foram empenhados vários meios desde Bombeiros Sapadores e Voluntários, elementos do Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS) e da divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes do município e ainda as autoridades e forças policiais, nomeadamente PSP, GNR e Polícia Municipal”, acrescentou o coordenador do serviço municipal de Proteção Civil e comandante dos Bombeiros Sapadores, Rui Nogueira.