A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O município de Tondela vai celebrar o Dia Nacional do Peregrino com uma tertúlia marcada para o próximo domingo, 13 de outubro. O evento, que irá decorrer no Auditório do Museu Municipal Terras de Besteiros, pelas 16h30, promete ser um momento de partilha, destinado a peregrinos e todos aqueles que se interessem por este tema.
“Ser Peregrino: Uma Experiência para a Vida” é o mote da tertúlia que conta com a participação do escritor e peregrino Luís Ferreira, que partilhará as suas perspetivas e vivências que acumulou ao longo de várias peregrinações. A iniciativa pretende criar um espaço de diálogo e troca de experiências da jornada espiritual e física que marca a vida dos peregrinos.
O evento, inserido nas comemorações do Dia Nacional do Peregrino, é promovido pela Câmara Municipal de Tondela, com o apoio da Associação de Peregrinos de Nandufe. A data foi estabelecida pela Assembleia da República em 2014, com o objetivo de destacar a importância cultural e espiritual das peregrinações em Portugal.
O concelho de Tondela dá aos peregrinos grande importância, pois é atravessado por dois Caminhos de Santiago. Um deles liga o Caramulo e o Vouga, entroncando depois no Caminho Central Português, já o outro faz a ligação entre Coimbra e Viseu, percorrendo em grande parte a Ecopista do Dão. Além disso, na freguesia de Santiago de Besteiros, os peregrinos têm à disposição um albergue para os acolher durante a viagem.