A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu acolheu este sábado, 5 de outubro, a cerimónia de entrega dos Prémios Anim’Arte 2023, promovida pelo Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV). O evento, que visa reconhecer o mérito nas áreas cultural, artística, científica e social, destacou várias personalidades e associações da região.
Entre os laureados, José Lorena foi distinguido a título póstumo com o Prémio de Jornalismo, enquanto o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, recebeu o Prémio de Personalidade do Ano. Na categoria de Associação Cultural, a Associação Cultural e Recreativa de Beijós, de Carregal do Sal, foi a entidade reconhecida.
O Prémio de Revelação do Ano na música foi atribuído ao artista Jowni, e na área da Ilustração e Banda Desenhada, Daniel Almeida foi o premiado. O Douro & Porto Wine Festival, de Lamego, e a iniciativa do GICAV, “Banda Desenhada a Vassalo de Miranda”, do Cacém, Lisboa, foram distinguidos com o Prémio de Acontecimento Cultural.
No domínio da Produção Artística, a peça “Horta de Deméter”, da Companhia 100 Palcos de Viseu, de Graeme Pulleyn, foi a vencedora na categoria de Teatro. Já na Escultura, o prémio foi atribuído a J. Arte de Tondela, enquanto na Música, a banda Behind the Redgiany, de Viseu, foi a distinguida. Rosa Oliveira, de Viseu, venceu na categoria de Literatura.
O Rancho Folclórico de Nespereira, de Cinfães, foi agraciado com o Prémio Tradição, e o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD), de Viseu, recebeu o Prémio Instituição.
Nos Prémios Anim’Arte Desporto, Matilde Coelho (tiro com arco) e Miguel Monteiro (lançamento de peso) foram os vencedores. Nuno Bento foi distinguido com o Prémio Investigação na área da ciência.
Entre os Prémios Especiais, foram galardoadas a Toca do Lobo Produções e Vítor Assis, ambos de Viseu. A Liga dos Combatentes de Viseu, pelos seus 100 anos de existência, recebeu o Prémio Especial GICAV.
Demétrio Almeida, do Rancho Folclórico do Caçador, de Viseu, foi homenageado com o Prémio de Mérito Desportivo, na categoria de Dirigente Associativo, enquanto Miguel Almeida, de Viseu, foi distinguido com o Prémio GICAV D’Ouro.
A gala contou com a direção musical de Paulo Lima e teve como artista convidado Daniel Pinto.
No ano passado, a Anim’Arte reconheceu personalidades como o almirante Gouveia e Meio (distinguido com o prémio de Personalidade do Ano) e o futebolista António Silva (Revelação do Ano) e homenageou o antigo atleta olímpico Carlos Lopes.