A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O mês de outubro traz uma nova edição do Vista Curta, um festival de cinema promovido pelo Cine Clube de Viseu que, ao longo de cinco dias, coloca em destaque o cinema português através de uma programação que inclui sessões de cinema, competição de curtas-metragens, cine-concertos, conversas com realizadores e, este ano, uma exposição singular de fotografia. O festival, que decorre de 15 a 19 de outubro em diversos espaços da cidade, celebra a sua relação com a sétima arte, e aposta também numa forte componente visual com a exposição de Nuno Tudela, intitulada de Cine PT Pola NT.
A exposição é inaugurada no sábado de 19 de outubro, a partir das 17h30, no Museu de História da Cidade, e fica patente ao público até ao dia 25 de janeiro, com entrada livre. Esta mostra fotográfica é descrita como “uma espécie de arquivo que reúne retratos de figuras ilustres do cinema português” e surge como uma extensão natural do que move o Vista Curta. A iniciativa insere-se no programa do festival, que visa não só dar visibilidade à produção cinematográfica, mas também explorar s suas interseções com outras artes visuais, como a fotografia.
Natural de Viseu, Nuno Tudela iniciou o projeto em 2009, inspirado pela sua paixão pela fotografia Polaroid e pelo cinema. Desde então, tem captado com regularidade os protagonistas do cinema português, que acabam por resultar numa coleção de retratos que agora pode ser vista em conformidade. A exposição apresenta dezenas de retratos que, de forma íntima e sem filtros, oferecem uma visão sobre os rostos que marcaram a história do cinema português.
Em comunicado, a organização destaca, sobre o trabalho de Nuno Tudela, “de forma simples e sem pretensiosismo, há ainda algum peso de uma viagem pelo tempo, com personalidades discretas e outras que escreveram algumas das páginas mais luminosas do cinema português”.
Vista Curta é uma das mais importantes plataformas de divulgação do cinema português na região, com um programa que inclui uma competição de curtas-metragens, tanto locais como nacionais, cine-concertos e encontros com realizadores. Em competição, este ano estão 15 curtas, das quais seis pertencem á categoria local, e nove à categoria nacional.
Nuno Tudela, com esta exposição, convida o público a revisitar, através de rostos familiares e outros menos conhecidos, a memória viva do cinema nacional. Uma oportunidade imperdível para os cinéfilos e amantes da arte em Viseu.
O evento cultural, que decorre de 15 a 19 de outubro, leva ao público o que de melhor se faz no cinema em Portugal. O festival foi apresentado no dia 30 de setembro, na Casa do Miradouro, em Viseu.