A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
A região de Viseu vai ser afetada pela chegada da tempestade Kirk, que traz chuva e rajadas de vento a Portugal continental e deixa o distrito em alerta.
A partir das 18h00 desta terça-feira (8 de outubro), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito vai estar sob aviso amarelo devido à “chuva persistente, por vezes forte”. O aviso termina ao meio-dia desta quarta-feira (dia 9).
A região também está em alerta devido às rajadas de vento. Segundo os meteorologistas, entre as 00h00 e as 09h00 de amanhã, a previsão é de “vento sudoeste com rajadas até 75 km/h, sendo rajadas até 110 km/h nas terras altas”.
Entretanto, a Câmara de Viseu deixou um alerta à população e prevê a possibilidade de “cheias de caudal de pequenos cursos de água e inundações rápidas” nas áreas mais vulneráveis do concelho.
A autarquia lembra ainda que o vento no concelho deverá ser “forte a muito forte” sobretudo na madrugada de quarta-feira. As rajadas em Viseu podem “atingir os 55/70 km/h e com rajadas até 90/100km/h, em especial entre as 21 horas do dia 8 e as 12 horas do dia 9”, acrescenta a Câmara, que apela à adoção dos comportamentos e medidas de prevenção face ao mau tempo.
A Câmara pede por isso à população que faça uma condução defensiva “reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais e não atravesse zonas inundadas.
Os cidadãos também devem ter especial cuidado na circulação e permanência junto de árvores, taludes e vertentes e estar atentos às informações meteorológicas e indicações das autoridades.
Quanto às temperaturas, o concelho de Viseu regista esta terça-feira uma ligeira descida da temperatura máxima para os 15 graus, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A mínima mantém-se nos 11º.
No distrito, estas vão oscilar hoje entre os 14º (Sernancelhe e Vila Nova de Paiva) e os 19º (Mortágua e Tabuaço).
Os concelhos de Armamar, Carregal do Sal, Cinfães, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela registam 18 graus. Já com 17º ficam Lamego, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Tarouca.
O IPMA prevê ainda 16 graus em Mangualde e São João da Pesqueira e 15º em Castro Daire, Moimenta da Beira, Penedono e Sátão.
As mínimas variam entre os 10º (Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva) e os 15º (Mortágua).
Amanhã, quarta-feira, Viseu tem 17 graus de máxima prevista e 11º de mínima.