Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O professor Hugo Sarmento, natural de Tarouca, foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo em 2023. A distinção atribuída ao subdiretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (UC) foi anunciada esta segunda-feira (7 de outubro), quer pela autarquia de Tarouca, quer pela Universidade onde leciona. Hugo Sarmento foi um dos investigadores mais citados no mundo ao longo do ano passado.
Hugo Sarmento integra pelo segundo ano consecutivo a lista dos dois por cento dos melhores investigadores a nível mundial, elaborada anualmente por especialistas da Universidade de Stanford (Estados Unidos).
“Este reconhecimento da alta qualidade da produção científica fortalece a posição da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física no panorama global de investigação de excelência nas Ciências do Desporto”, realça a UC numa nota.
Este ano, Hugo Sarmento defendeu em Coimbra a sua prova de agregação em Ciências do Desporto. O docente é licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela UC, mestre em Treino Desportivo e Alto Rendimento pela Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
No currículo também consta a autoria de mais de 150 publicações e conferências em áreas relacionadas com a modalidade de futebol. Publicou oito livros sobre análise da performance, identificação e desenvolvimento de talentos e atividade física e saúde. Adicionalmente, é membro da comissão editorial de seis revistas científicas.
Hugo Sarmento também foi treinador com experiência em vários escalões e níveis competitivos. É, desde 2016, professor assistente na UC, tendo sido antes docente no Instituto Politécnico de Viseu.
A Câmara de Tarouca já reagiu à classificação, falando num “motivo de grande orgulho para todos os tarouquenses, que continuam a marcar o mundo com a sua excelência e dedicação”.