A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) recebe na próxima semana o 15.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (ASPESM) e ainda o sétimo Seminário Internacional de Investigação em Saúde Mental.
O encontro vai decorrer no auditório do estabelecimento de ensino de 16 a 18 de outubro, tendo como lema “Inclusão e Diversidade em Saúde Mental”.
No congresso vão ser divulgadas, promovidas e partilhadas boas práticas na saúde mental.
O primeiro dia vai ser marcado pela realização do Seminário de Investigação em Saúde Mental com cursos que abordam os primeiros socorros emocionais na criança, o aconselhamento de saúde mental perinatal, a ajuda profissional e as entrevistas motivacionais. No mesmo dia, a ASPESM vai entregar o seu Prémio de Investigação.
Já os segundo e terceiro dias ficarão marcados pelo Congresso da ASPESM e pela apresentação de trabalhos orais e pósteres de investigação.
O programa do congresso no dia 17 inclui ciclos de conferências dedicadas à saúde mental nas escolas e às inovações na área, bem como uma sessão prática sobre a intervenção psicoterapêutica, uma homenagem à professora Carme Ferré-Grau e uma reunião da Rede Ibero-Americana de Promoção à Saúde Mental do Adolescente.
A 18 de outubro, os problemas de saúde mental e a teoria e prática da área estão entre os temas dos ciclos de conferências. Também no último dia, vai ser abordada a relação entre a saúde mental e o populismo, ódio online, polarização e desinformação, bem como as redes sociais, o sono e a promoção da saúde mental dos migrantes e refugiados.