No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
A Casa do Miradouro, em Viseu, recebe a partir deste sábado (12 de outubro) a exposição fotográfica “Raízes de Água”, de Sofia Pereira Dias. A inauguração está marcada para as 15h00.
A exposição de Sofia Pereira Dias retrata através de imagens a antiga aldeia da Póvoa Dão e o entorno à sua volta, junto ao rio Dão, e visa criar “uma memória visual e sensorial” sobre a localidade, de acordo com a artista.
A localidade da Póvoa Dão fica na freguesia de Silgueiros e foi recentemente reconstruída com casas de bonecas em granito, ainda que sejam muito poucos os habitantes, apesar de estar a pouco mais de uma dezena de quilómetros do centro de Viseu.
A mostra integra o projeto “Estrada Romana”, desenvolvido em conjunto com o artista visual João Dias (que criou uma escultura que vai ser inaugurada a 18 de outubro, na Junta de Freguesia de Silgueiros). Os dois criadores quiseram desenvolver “uma nova visão da arte contemporânea” aplicada aos espaços rurais onde a população não tem normalmente acesso.
“Este projeto almeja gerar um ponto de interesse artístico e cultural” na Póvoa Dão “com o objetivo de reforçar e valorizar a riqueza patrimonial da região”, realçam os artistas que também criaram recentemente o projeto “Lagaretas”, cuja exposição está patente até 1 de março no Museu do Quartzo.
O “Estrada Romana”, organizado pela JDStudio, conta com o apoio da Câmara de Viseu, através do programa Eixo Cultura. A 16 de novembro, a Junta de Silgueiros recebe a apresentação do livro do projeto.