A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, vai visitar na próxima terça-feira (15 de outubro) o concelho de Vouzela, anunciou a Câmara. A governante vai conhecer na Associação Cultural e Recreativa de Cambra o projeto de economia circular by.Vouzela.
A iniciativa, gerida pela associação Vouzelar, aproveita resíduos de empresas têxteis locais para fazer novos produtos e foi recentemente distinguida com uma menção honrosa na fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards 2024, na categoria de “Empreendedorismo responsável e inclusivo”.
Seguindo o conceito de economia circular, o by.Vouzela envolveu a criação de uma oficina de costura onde a comunidade participa na elaboração de novas peças a partir de matéria prima resgatada da indústria local e que, de outra forma, seria incinerada ou colocada em aterro.
O projeto arrancou com uma verba de 15 mil euros, resultante dos Prémios Caixa Social 2022.
A iniciativa envolve a autarquia, a associação de promoção Vouzelar, a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons, a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
Na próxima terça-feira, Margarida Balseiro Lopes também vai inaugurar a exposição “Aqua Feminina: o Fluxo da Vida Rural Feminina”, no espaço Lafões.Cult.Lab. Promovida pela Binaural Nodar e inaugurada no Dia Internacional da Mulher Rural, a exposição etnográfica e multimédia percorre as vidas rurais das mulheres do concelho.
A mostra de Liliana Silva e de Luís Costa inclui elementos sonoros, audiovisuais, objetos e fotografias que representam várias fases da vida da mulher rural, sendo que a água é o elemento unificador entre as várias cenas.
Também no dia em que se assinalam sete anos após o incêndio de 15 de outubro de 2017, que atingiu fortemente Vouzela, a ministra da Juventude participa na cerimónia evocativa com a deposição de uma coroa de flores no monumento de homenagem às vítimas, junto ao Instituto Missionário Marista, em Vouzela, pelas 17h00.