A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Casa da Cultura de Santa Comba Dão acolhe este domingo, 13 de outubro, a inauguração da exposição fotográfica “Cinzas”, da autoria de Miguel Valle de Figueiredo. A inauguração está marcada para as 16h00 e a mostra recorda os incêndios de outubro de 2017, que devastaram a região e outras zonas do país.
“Cinzas” é o “nome de código para o projeto fotográfico documental” que agora é apresentado. A exposição pretende ser “um contributo para que a memória das consequências dos incêndios de 15 de outubro de 2017 não se apague e uma modesta ajuda para aqueles que mais diretamente sofreram os seus efeitos”. Miguel Valle de Figueiredo, fotógrafo profissional desde 1986, tem uma carreira extensa e foi cofundador da revista “Volta ao Mundo”, além de ter desempenhado funções como diretor de fotografia na revista “Evasões”.
O projeto, com raízes na região afetada pelos incêndios, teve a sua primeira apresentação acolhida pela ACERT, que “ajudou a produzir e acolheu a primeira apresentação desta mostra que chega agora a Santa Comba Dão”. Segundo os organizadores, o fotógrafo tinha a “vontade de dar corpo fotográfico a uma devastação que afetou a região onde nos inserimos e que é também berço do fotógrafo”.
O município de Santa Comba Dão assinala que, ao passar sete anos desde “os trágicos incêndios de outubro de 2017”, é importante relembrar este “acontecimento tão marcante da nossa vida coletiva”. Em comunicado, a Câmara sublinha que “a memória desses dias e da destruição que causou, mas também das múltiplas solidariedades que gerou, é parte do que somos”. Acrescenta ainda que “o que somos é resultado da construção coletiva para a qual contribuímos enquanto comunidade”.
A exposição “Cinzas” oferece uma visão documental dos dias que se seguiram aos incêndios, através do olhar do fotógrafo Miguel Valle de Figueiredo.