No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
Começa já esta terça-feira (15 de outubro) a nona edição do festival Vistacurta, que vai exibir 15 curtas-metragens em competição na cidade de Viseu. O evento organizado pelo Cine Clube de Viseu também conta com sessões de cinema, cine-concertos, conversas com realizadores e uma exposição do fotógrafo Nuno Tudela.
Na categoria local, reservada para filmes produzidos por pessoas de Viseu ou rodados em Viseu, estão a concurso seis curtas: “De Estrelas e Coisas” de Joana Vale, “O Camaleão” de Tiago ‘Ramon’ Santos, “Absedo” de Joana de Sá, “Fly” de Natallia Bulynia, “Click!” de José Pereira e “Driving Nowhere” de Marco Pereira Campos.
Já na categoria nacional, composta por nove curtas premiadas nacional e internacionalmente, destacam-se “Shrooms” de Jorge Jácome, que teve estreia no Festival de Toronto (Canadá); “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, que foi o grande vencedor do Prémio Cristal de Melhor-Curta-Metragem do Festival de Cinema de Animação de Annecy (França); ou “As Minhas Sensações São Tudo o Que Tenho Para Oferecer”, de Isadora Neves Marques, que participou este ano no Festival de Cannes.
As curtas a concurso vão ser exibidas no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no Fontelo, onde também vão ser anunciados os vencedores na sessão de encerramento marcada para este sábado (dia 19), às 21h30.
O festival arranca amanhã com uma das curtas a concurso, “De Estrelas e Coisas” de Joana Vale, e a exibição de uma das longas-metragens convidadas, “Ubu” de Paulo Abreu.
O outro filme convidado, “As melusinas à margem do rio”, é de Melanie Pereira, uma realizadora natural de Tondela, e vai ser exibido este sábado. A longa-metragem, que já arrecadou vários prémios, mostra a história de cinco mulheres nascidas no Luxemburgo, filhas de emigrantes portugueses e procura dar resposta a questões sobre a emigração e a imigração.
A programação do Vistacurta conta ainda com um cine-concerto e uma oficina de artes para crianças que também vão realizar-se no último dia, no Teatro Viriato. O espetáculo “Music for Short Films” do coletivo Space Ensemble acontece às 16h00 deste sábado, enquanto a oficina de arte Tatabitato, dinamizada por Ana Bento e Bruno Pinto, começa às 10h30.
A fotografia também vai marcar presença no festival pelo olhar de Nuno Tudela, fotógrafo de Viseu. A exposição “Cine-PT | Pola-NT” reúne retratos de figuras ilustres do cinema português e vai estar patente no Museu de História da Cidade, na Rua Direita, até 25 de janeiro com entrada livre. A inauguração está marcada para as 17h30 deste sábado.
As escolas da região voltam a ser convidadas a participar no evento, nomeadamente nas sessões de cinema e nas conversas com realizadores.