Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Cinquenta restaurantes de Viseu vão participar na Rota do Rancho, que regressa nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Degustações, provas de vinho, música, conversas e workshops também fazem parte da programação do evento que vai ter como ‘epicentro’ o Mercado 2 de Maio e que vai destacar a iguaria típica do concelho e a sua história.
O chef Diogo Rocha e o músico Miguel Gameiro vão participar na iniciativa organizada pela Associação Comercial de Viseu, em colaboração com a Câmara de Viseu, o Regimento de Infantaria 14, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, a Viseu Marca e a empresa Notch.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, fala em “mais uma oportunidade de valorizar e promover a nossa cultura e identidade gastronómica, que tanto nos orgulha enquanto comunidade beirã”. “É ainda o momento certo para turistas e viseenses confirmarem o motivo pelo qual fomos distinguidos com o prémio Destino Gastronómico do Ano”, acrescenta o autarca.
A Rota do Rancho abre a 25 de outubro, sexta-feira, às 18h00 no Mercado 2 de Maio. Meia-hora depois, o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, e o artista e cozinheiro Miguel Gameiro vão confecionar ao vivo o rancho à moda de Viseu. Pelas 21h30, o músico dos Polo Norte vai atuar num concerto de entrada livre no Mercado.
A 26 de outubro, sábado, o Regimento de Infantaria 14 organiza ao meio-dia. uma degustação do rancho criado no quartel. Além das histórias, demonstrações e degustações, a tarde de sábado oferece duas conversas alusivas à temática do rancho e dos vinhos do Dão.
A primeira conversa, marcada para as 15h30, vai ser com a Confraria Enófilos do Dão, que aborda o tema “Harmonização do Rancho com os Vinhos do Dão”. Já a segunda conversa, às 17h00, será com a Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e vai discutir “A História do Rancho”. O DJ Arede atua às 16h00 e 18h00 com duas sessões de sunset. Já pelas 21h30, o DJ Gaiteirinho leva o público aos sons da world music e do folk.
No dia 27, o último da Rota do Rancho, o Mercado 2 de Maio abre as portas às 12h00 com a Associação Gastronómica do Rancho da Póvoa de Sobrinhos a fazer a iguaria. Às 15h30, a Comissão Vitivinícola do Dão vai organizar o workshop gratuito “Vinhos do Dão para comidas de conforto”, realizado por David Teixeira, que vai dar a conhecer conceitos básicos da enologia e como escolher o melhor vinho para as “comidas de conforto”. A iniciativa encerra com um concerto do Adfectus.
No evento, os vinhos do Dão também vão poder ser provados com produtores e quintas a vender vinho a copo no espaço “Entre Aduelas”.
“Estes eventos, além de valorizarem as gentes e os produtos locais, permitem enriquecer a nossa cultura gastronómica, e, por sua vez, também atraem turistas em busca de experiências autênticas e sabores únicos. Ao promover esta iguaria, fortalecemos a identidade da região e criamos novas oportunidades para o desenvolvimento económico e turístico”, diz a vereadora da Cultura e Turismo na Câmara, Leonor Barata.
O rancho de Viseu é confecionado com carne, enchidos, massa, batata, grão e couve, entre outros ingredientes.