quartel electrão
penedono segurança social
centro de saúde mortágua
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

As lojas online transformaram a forma como fazemos as nossas compras. Num…

15.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

15.10.24

Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…

11.10.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Lavrar o mar

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!
a
cuidados paliativos genérico
x
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Moção exige regresso do serviço de raio-x ao Centro de Saúde de Mortágua

Moção exige regresso do serviço de raio-x ao Centro de Saúde de Mortágua

Moção foi aprovada na Assembleia Municipal e subscrita pela Câmara Municipal. Autarquia pede ainda a alteração do horário de funcionamento do centro de saúde

 Moção exige regresso do serviço de raio-x ao Centro de Saúde de Mortágua
22.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Moção exige regresso do serviço de raio-x ao Centro de Saúde de Mortágua
22.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Moção exige regresso do serviço de raio-x ao Centro de Saúde de Mortágua

A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Mortágua assinaram uma moção que exige a reabertura do serviço de radiologia (raio-x) no Centro de Saúde do concelho. O documento foi aprovado por unanimidade na sessão extraordinária da Assembleia Municipal e subscrita pela autarquia na última reunião de executivo.

A moção pede “a maior urgência” na abertura do serviço que, recorda, está sem funcionar há dois anos por “ter deixado de ser assegurado a sua manutenção e conservação, que é da responsabilidade do Ministério da Saúde”. Apesar deste encerramento, há “uma técnica de Raio X adstrita à operacionalidade desse equipamento”.

O não funcionamento do equipamento, acrescenta o documento, “obriga a deslocações dos doentes à urgência do Hospital de Tondela ou dos serviços do Centro Hospitalar dos HUC, por meios próprios ou de ambulância” e acarreta “incómodos e custos”.

“Tal situação contribui ainda para a sobrelotação destes serviços de urgência, com os riscos acrescidos de contacto com outros pacientes com sintomatologias graves, e eventualmente infetocontagiosas”, refere a moção, que lembra ainda que “a população do concelho é maioritariamente idosa e com pensões/reformas baixas, representando tais deslocações um encargo adicional nos seus parcos recursos económicos, que poderia ser evitado”.

A moção recorda ainda que os concelhos do Interior têm perdido “serviços públicos e valências, que inexoravelmente leva à deterioração das condições de vida das populações, e contribui decisivamente para o fenómeno da emigração (para o litoral ou para o estrangeiro)”. Assim, sustenta, “exige-se uma solução definitiva para esta situação”.

No âmbito da saúde, a Câmara Municipal aproveitou ainda para solicitar ao governo e à Unidade Local de Saúde de Coimbra a alteração do horário de funcionamento do centro de saúde “o mais rapidamente possível”.

“Considerando que se já se encontra completo o mapa de médicos, não se justificando deste modo o seu encerramento à hora do almoço e o seu fecho às 17h00”, refere o município em comunicado.

A mesma note pede também “para que o mais rapidamente seja reposta a normalidade do funcionamento em pleno da Extensão de Saúde de Espinho, com um horário de atendimento adequado às necessidades existentes”.

“Que essa normalidade não seja apenas conjuntural, devendo, por isso, desencadear todos os procedimentos para que o problema seja definitivamente resolvido, nomeadamente com a estabilização e reforço do quadro pessoal médico, técnico e administrativo no Centro de Saúde”, acrescenta.

A autarquia sublinha ainda que “considera que o acesso aos cuidados de saúde, consagrado na Constituição da República Portuguesa, deve ser garantido a todos e de forma efetiva, através do Serviço Nacional de Saúde”.

 Moção exige regresso do serviço de raio-x ao Centro de Saúde de Mortágua

Outras notícias

pub
 Moção exige regresso do serviço de raio-x ao Centro de Saúde de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar