A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Dezoito corporações de bombeiros do distrito de Viseu estão a recolher pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados (máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos e telemóveis, etc.) até ao final de novembro na campanha Quartel Electrão.
A iniciativa, que arrancou no início do ano, envolve os Bombeiros de Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim, Carregal do Sal, Ervedosa do Douro, Mangualde, Mortágua, Nelas, Nespereira, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Santa Cruz da Trapa, Sátão, Tabuaço e Tarouca e a Salvação Pública de São Pedro do Sul.
A nona edição do Quartel Electrão decorre até 30 de novembro. A nível nacional, a campanha envolve um número recorde de 217 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país.
A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, em peso, ganha um veículo de combate a incêndios. O segundo premiado recebe 5.000 euros em equipamentos de proteção individual.
Também vão ser atribuídos prémios por regiões aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas, além de outro prémio para distinguir o crescimento de associações participantes em cinco anos. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.
Já as associações que recolherem mais pilhas e lâmpadas vão receber 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações também vão ter direito a 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos recolhida e 150 euros por cada tonelada de pilhas e baterias.
A organização do Quartel Electrão também dá incentivos financeiros extra para premiar as associações que recolherem mais de 20, 30, 45 e 60 toneladas. As contrapartidas financeiras servem para recompensar os bombeiros “pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão”.
Até ao momento, já foram recolhidas a nível nacional cerca de 2.000 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. A campanha é dinamizada pelo Electrão e tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses.
Desde o arranque do projeto há 14 anos, o Quartel Electrão já permitiu a recolha e envio para reciclagem de mais de 14 mil toneladas.
Na última edição, as associações humanitárias de bombeiros voluntários receberam cerca de 14 mil euros em prémios pela recolha feita no ano passado. Os Bombeiros Voluntários de Mangualde foram a corporação que recolheu mais materiais com um total superior a 32,5 toneladas. A corporação de Tarouca tratou de 23,6 toneladas e a de Tarouca 19,2 toneladas.