Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência
ferrovia fernando ruas
festa dia do idoso resende
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A magia do desconhecido… chega à Ourivesaria Pereirinha. A Monseo Jewels, marca…

23.10.24

A história começa há 35 anos. A Paviléctrica nasce em Castro Daire…

23.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

22.10.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Lavrar o mar

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!
visabeira
Paviletrica 3
030322115231773043bee316666f3b3a9fb814cd5eeb62726bce
Home » Notícias » Diário » Autarca de Viseu lembra que linha prioritária é a de Aveiro/Salamanca

Autarca de Viseu lembra que linha prioritária é a de Aveiro/Salamanca

Fernando Ruas deixou este desafio depois de autarcas de Trás-os-Montes e oito comunidades intermunicipais (CIM) do norte juntarem-se na defesa da ligação ferroviária à rede europeia de alta velocidade em Madrid

 Autarca de Viseu lembra que linha prioritária é a de Aveiro/Salamanca
24.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autarca de Viseu lembra que linha prioritária é a de Aveiro/Salamanca
24.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Autarca de Viseu lembra que linha prioritária é a de Aveiro/Salamanca


O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, desafiou autarcas e populações do eixo entre Aveiro/Viseu/Guarda/Salamanca a juntarem-se a uma só voz para não deixarem que a ligação em alta velocidade deixe de ser prioritária no Plano Nacional Ferroviário.

Fernando Ruas deixou este desafio depois de autarcas de Trás-os-Montes e oito comunidades intermunicipais (CIM) do norte juntarem-se na defesa da ligação ferroviária à rede europeia de alta velocidade em Madrid, com o traçado Porto-Vila Real-Bragança-Zamora, ligação que ficou de fora do Plano Nacional.

“A ligação Aveiro, Viseu, Salamanca é a prioritária. Autarcas do norte defendem outra linha e nós vamos ter de nos mexermos aqui também”, disse o autarca social-democrata durante a reunião do executivo que se realizou esta quinta-feira. 

O autarca frisou ser legítima a reivindicação dos colegas no norte, mas que é preciso que os autarcas e populações do eixo Aveiro/Salamanca também tomem estas posições e que o governo não inverta as prioridades. “Se quiserem fazer esta (ligação a norte), tudo bem. Mas o que está nos documentos oficiais (Plano Ferroviário) é esta e está como prioritária”, reforçou.

Para Fernando Ruas, “já não é preciso ler mais nada, nem indicar aos responsáveis mais nada para fundamentar aquilo que já está escrito.

“Cumpra-se só aquilo que foi dito para que se tivesse posto no papel a necessidade desta linha ferroviária” na região Centro, afirmou Fernando Ruas, recordando alguns argumentos que fundamentam a escolha.

Entre eles, a diminuição de passageiros em transporte rodoviário em favor do ferroviário e, “não menos importante”, a passagem “de milhares de passageiros” dos transportes aéreos para a ferrovia.

“Isto é o que lá vem, porque tem a ver com as energias mais limpas e é um dos objetivos que está no documento e, portanto, não preciso de evocar mais nada, apesar de poder reivindicar outra, que também está no Plano Ferroviário Nacional (PFN), de que Viseu é a única cidade com mais de 40.000 habitantes na União Europeia que não tem comboio”, sublinhou.

O autarca lembrou, entretanto, as reuniões já havidas, uma delas em Viseu.
“Há outras regiões a mexerem-se, mas nós vamos continuar a trabalhar. Já fizemos três reuniões e, na última em que estive, deixei expresso que espero que a próxima já seja para obter respostas – e não para fundamentar razões para a existência” da ferrovia entre Aveiro, Viseu e Salamanca -, afirmou Fernando Ruas.

Já os vereadores do PS lembraram que o autarca não precisa ficar preocupado porque “o Governo socialista deixou a prioridade bem definida”. “Não tem de ficar agitado com as reivindicações de outros municípios, porque o anterior Governo deixou a ferrovia para Viseu no Plamo Ferroviário Nacional”, disse João Azevedo..

“Todos queremos a ferrovia e a ligação por Viseu, esperemos que o Governo consiga junto da União Europeia ter razões para uma obra deste tipo. Esperamos que isso se concretize a médio prazo. E espero que esta preocupação de hoje do senhor presidente não seja por ter alguma informação que desconhecemos, mas se a tem terá de dizer aos viseenses”, apontou ainda o vereador. 

 Autarca de Viseu lembra que linha prioritária é a de Aveiro/Salamanca

Outras notícias

pub
 Autarca de Viseu lembra que linha prioritária é a de Aveiro/Salamanca

Notícias relacionadas

Procurar