No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
É um jogo que o Viseu e Benfica aguarda há muito tempo. O Sport Lisboa e Benfica vem a Viseu para um encontro de veteranos entre os dois clubes. Os viseenses estão a comemorar os 100 anos de atividade e este é um novo evento do centenário. O jogo está marcado para as quatro e meia da tarde deste sábado, 26 de outubro, na Academia de Futebol de Viseu, em Mundão, Eduardo Álvaro, mais conhecido por Eduardito, foi jogador e capitão do Viseu e Benfica e é hoje o treinador da equipa de veteranos. A menos de 24 horas do jogo com os encarnados de Lisboa, o técnico defende que o encontro será “um prémio” para os atletas do Viseu e Benfica. “Temos uma equipa que faz mais de 20 jogos por ano e andamos praticamente por todo o país. Vai ser um prémio para a nossa malta. Certamente que estão a viver estas horas com ansiedade e desejo de defrontar um clube tão grande como o Benfica”, resume.
“Vão jogar todos. Vou fazer três equipas”, desvenda treinador
Sobre a partida diante do Benfica, o treinador do Viseu e Benfica diz ter um problema. “Neste momento tenho 35 veteranos e vão aparecer-me 33 a jogo. Não há regras nas substituições. Os jogadores entram e saem quando o treinador quiser. Vão jogar todos e vou fazer três equipas: a cada meia hora troco jogadores. Não tenho outra hipótese”, diz, entre gargalhadas. E em jeito de brincadeira, Eduardito recusou-se a avançar o onze inicial. “O Benfica pode ver”, justifica em tom humorado.
Na conversa que costuma ter com os atletas, a “rapaziada” como lhes chama, Eduardito pede-lhes que “deem uma imagem positiva”. “Temos alguns jogadores com trajeto bastante bom. O vício de ganhar está em nós, mas também temos a capacidade de saber perder. Digo-lhes para sobretudo se divertirem e terem a noção da instituição que representam, que é, inclusive, centenária”, recorda.
Eduardito assinala que o contexto de veteranos “é totalmente diferente dos demais escalões”. “Treinamos uma vez por semana, todas as quartas-feiras, às dez da noite, quer faça chuva, não chova ou faça frio. O treino dura uma hora. Não há campos disponíveis e vamos treinar à Quinta da Cruz, foi o que o clube conseguiu. E temos jogo de quinze em quinze dias”, detalha. Nas viagens que os encarnados de Viseu fazem para jogar futebol, o treinador diz ter-se apercebido que o Viseu e Benfica é “conhecido e admirado por vários clubes”.
Para já, o escalão de veteranos do Viseu e Benfica vai competindo com clubes de forma amadora e sem organização em campeonato. Há alguém que está responsável por contactar as instituições desportivas e a organizar um calendário com os jogos que a equipa fará durante um ano. Eduardito lembra que a “Associação de Futebol de Viseu já levantou o pano a uma organização de torneio de veteranos a nível distrital”. “Tenho amigos que ficam admirados ao ver um jogo de veteranos. Há quem ache que hoje os veteranos são os de antigamente, que se encontravam de ano a ano, já barrigudos… Hoje, a partir dos 35 anos, já se é considerado veterano e encontramos jogadores com muita qualidade, que abdicaram de ser profissionais para jogarem nos veteranos e assim ‘matam o vício’. Encontramos grandes surpresas. Então da zona de Aveiro aparecem jogadores de grande qualidade”, acrescenta Eduardito. Para já, depois do Benfica, seguem-se jogos com Lagoa e Desportivo de Chaves. No ano passado, conta Eduardito, o Viseu e Benfica fez 21 jogos e alcançou 12 vitórias.
Regresso da equipa sénior será daqui a dois anos, confia presidente
O presidente do Viseu e Benfica, Carlos Pinto, esclarece que este era um jogo já programado para acontecer há bastante tempo. “O mais importante para nós é termos cá a nossa casa mãe. Somos a filial do Sport Lisboa e Benfica. Será uma boa experiência para nós. Os nossos veteranos estão há 15 anos ativos”, recorda o líder do clube. Do Benfica poderão chegar jogadores bem conhecidos da história dos encarnados. O clube lisboeta ainda não avançou com os jogadores que fará alinhar neste jogo. Carlos Pinto afirma que o Benfica tem, na equipa de veteranos, vários jogadores conhecidos do futebol português, entre os quais Carlos Manuel, Diamantino e Shéu.
O regresso da equipa sénior é um dos objetivos assumidos há muito tempo por Carlos Pinto. Por agora, o presidente antecipa que a equipa principal do Viseu e Benfica voltará até ao fim do mandato desta direção. “Estamos a fazer de tudo para que o regresso da equipa sénior aconteça o mais rapidamente possível. Estamos a lançar as bases para que a equipa apareça e não saia de competição logo seguinte. É uma promessa que gostava de cumprir. Estamos a trabalhar nisso para ter o processo concluído no final do mandato. Seria ótimo já termos equipa sénior no próximo ano, mas antevejo dificuldades. Confio que só daqui a dois anos”, explica.
Dois meses depois do soprar das 100 velas, o Viseu e Benfica “vive dias de normalidade”. “Temos muita atividade, os escalões estão todos a funcionar no futebol e futsal. Também estamos dinâmicos no ciclismo, karaté e atletismo no início de época”, revela Carlos Pinto. Leia aqui a reportagem que o Jornal do Centro fez sobre o centenário do Viseu e Benfica.