No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O jogo entre o Mafra e o Tondela a contar para a quinta jornada da Segunda Liga teve 61 minutos e 23 segundos de tempo útil de jogo. Este é um ranking publicado pela Liga Portugal há algumas épocas. Este ano, até agora, este é o jogo com mais tempo útil. O encontro que terminou com a vitória do Tondela diante do Mafra por quatro bolas a zero – a primeira dos auriverdes no campeonato – teve uma percentagem de tempo útil de jogo de 63,43%. No top-20 deste ranking há quatro jogos a envolver o Académico de Viseu.
Esta é uma tabela que é definida de acordo com a percentagem de tempo útil de jogo, uma vez que os encontros nem sempre têm a mesma duração, dependendo do tempo de compensação dado pelo árbitro.
O jogo dos academistas contra o Alverca teve percentagem de 57,02% de tempo útil de jogo, o que dá um total de 55 minutos e 38 segundos de bola a rolar. Do Académico ainda há o Felgueiras – Académico, com 55,98% de percentagem de tempo útil de jogo (55 minutos e 10 segundos), Feirense – Académico de Viseu (55,93% – 56 minutos e 52 segundos) e Académico – Marítimo (54,17% – 52 minutos e 36 segundos).
Liga diz que tempo útil de jogo é “o tempo total de posse de bola em jogo”
A Liga Portugal explica na página onde apresenta este ranking que tempo útil de jogo “é o tempo total de posse de bola em jogo, resultante da soma dos tempos de posse de bola de cada equipa”. Tal estatística, explica a Liga, “traduz e reflete o tempo em que a bola está efetivamente em jogo, e é contabilizado quando a bola está ou poderá ter condições de estar em movimento dentro do terreno de jogo, sendo atribuída a uma das duas equipas”.
Para chegar a esta estatísticas, o organismo que tutela o futebol profissional reúne “o tempo total de jogo (inclui os tempos de compensação de cada parte), a posse de bola da equipa visitada e a posse de bola da equipa visitante e o tempo útil e o tempo de posse de bola da equipa visitada mais o tempo de posse de bola da equipa visitante.
Com quatro jogos a figurar entre os 20 que tiveram mais tempo útil de jogo, o Académico surge em quarto lugar no ranking por clubes com média total de 52,18% de tempo de útil de jogo nos jogos dos viseenses. Quanto ao Tondela aparece em 12º lugar com média de 50,46% de tempo de útil de jogo até agora.