forum viseu natal arvore 2023
pai natal solidário ctt
GNR Viseu - Apreensão 20
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

18.11.24

O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…

16.11.24

No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…

11.11.24

por
José Junqueiro

 Quando a culpa morre solteira

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 O Leitor de Dicionários

por
José Carreira

 Que tral trocar de corpo?
casa de santar
Caminhos Cruzados Bacalhau com Broa
Montebelo-Vista-Alegre-Lisboa-Chiado-Hotel_Exterior_2 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Rede Europeia cria fórum em Viseu para combater pobreza

Rede Europeia cria fórum em Viseu para combater pobreza

Parceria entre Fórum de Cidadania de Viseu e a EAPN visa reforçar a colaboração na luta contra a pobreza e sensibilizar a sociedade para as causas estruturais do problema

Carolina Vicente
 Rede Europeia cria fórum em Viseu para combater pobreza
29.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Rede Europeia cria fórum em Viseu para combater pobreza
19.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Rede Europeia cria fórum em Viseu para combater pobreza

O Fórum de Cidadania de Viseu e a Rede Europeia contra a Pobreza (EAPN) de Portugal assinaram hoje, no Instituto Politécnico de Viseu, um protocolo. O evento contou com a presença do Padre Agostinho Jardim Moreira, presidente da EAPN Portugal, que destacou a necessidade de um esforço conjunto para abordar a pobreza. “Resolver o problema da pobreza não é da competência de um único órgão, de uma única instituição. Sabemos que a pobreza tem causas diversas”, afirmou o padre. 

O presidente da EAPN enfatizou que “os decisores políticos são os maiores responsáveis pela situação de pobreza”, sublinhando a importância da mudança de mentalidades e da formação de redes de apoio.

A coordenadora do Fórum de Cidadania, Margarida Moniz, também expressou a sua preocupação em relação aos “dados alarmantes” sobre a pobreza em Portugal. “A pobreza não é uma palavra, é uma realidade. Como é possível que, num estado de direito social, haja abandono no acesso ao ensino superior?”, questionou. Margarida destacou o papel do fórum como um “grupo de bastidores” que visa alertar a sociedade para a verdadeira face da pobreza e procurar soluções concretas.

O Padre Agostinho Moreira acrescentou que “é fundamental que os partidos defendam os pobres que votam neles”, criticando a falta de união em torno de políticas que visem combater a pobreza. “Nunca tivemos a sorte de ter todos os partidos a votar num ponto em comum na defesa dos mais pobres”, lamentou.

A assinatura deste protocolo é vista como um primeiro passo em direção à criação de parcerias efetivas entre instituições de ensino superior, empresas e a sociedade civil. Margarida Moniz afirmou que o fórum irá tentar “fazer pequenas coisas, que não são visíveis, mas que são fundamentais”, na esperança de dar um rosto à pobreza e promover mudanças significativas.

O evento foi também uma oportunidade para discutir a importância da academia na sensibilização para as questões sociais. O Padre Agostinho concluiu, afirmando que “é com muito gosto que vejo Viseu abrir as portas a este trabalho em rede”, reforçando que é preciso cuidar das pessoas para que possam libertar-se das suas situações de vulnerabilidade.

A assinatura do protocolo representa um compromisso conjunto para enfrentar as causas da pobreza em Viseu e promover a dignidade das pessoas, num esforço contínuo de colaboração e solidariedade.

 Rede Europeia cria fórum em Viseu para combater pobreza

Outras notícias

pub
 Rede Europeia cria fórum em Viseu para combater pobreza

Notícias relacionadas

Procurar