A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em um dia e meio, 30 oradores deixaram o seu testemunho e…
por
Márcia Passos
por
Marco Ramos
por
Pedro Escada
No Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, assinalado a 30 de outubro, várias instituições da região de Viseu marcaram a data com iniciativas próprias, sensibilizando a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Viseu, através das redes sociais, partilhou uma mensagem de apoio à causa, destacando o gesto simbólico do laço rosa na farda.
O Município de Vila Nova de Paiva também assinalou o Outubro Rosa. As crianças do 1º ciclo, através da Atividade Física e Desportiva integrada nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), e os seniores e pessoas com Necessidades Educativas de Saúde (NES) do concelho, no âmbito do projeto MAIS, demonstraram o seu apoio à prevenção do cancro da mama.
Já o município de Moimenta da Beira divulgou o início de um peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorre entre 31 de outubro e 3 de novembro. “Os voluntários da Liga vão estar nas habituais localidades do concelho a recolher os contributos durante os quatro dias”, informou a autarquia, que destaca a angariação de fundos para apoio a doentes oncológicos e respetivas famílias.
Também o município de São Pedro do Sul se pronunciou nas redes sociais para divulgar este peditório, salientando que ele representa “uma das principais fontes de financiamento da instituição e um importante elo na sua relação com a comunidade”.
A Casa de Saúde de São Mateus aconselhou a população a não adiar as consultas médicas, e reforça a importância do diagnóstico precoce. Numa mensagem publicada nas redes sociais, incentiva a que cada pessoa marque uma consulta de rastreio.
A Miss Viseu também mostrou solidariedade, lembrando as mulheres da importância do autoexame. “Não estás sozinha”, disse em mensagem de incentivo ao autocuidado.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, responsável por mais de 200 ações de sensibilização na região durante o mês de outubro, partilhou um vídeo sobre a campanha Outubro Rosa, reforçando o foco na prevenção. Assim como as iniciativas dinamizadas pela região.
Francisco Cortez Vaz, com duas décadas de experiência na área oncológica, destaca a relevância da data e a importância da prevenção. “O cancro da mama é o mais frequente na mulher e a primeira causa de morte por cancro no sexo feminino“, afirmou.