IMG_1940
escola profissional de sernancelhe
cemitério ferreiros tendais cinfães
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…

31.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

28.10.24
Bairro Feliz Pingo Doce
GNR e Pingo Doce_colaboração1
campo futebol
Home » Notícias » Diário » Escolas de Nelas com 6,8 milhões de euros para obras de requalificação

Escolas de Nelas com 6,8 milhões de euros para obras de requalificação

Câmara abriu concurso para as obras na Escola Secundária de Nelas e na Escola Dionísio Augusto Cunha em Canas de Senhorim. Autarquia poupa 1,1 milhões de euros na candidatura

 Escolas de Nelas com 6,8 milhões de euros para obras de requalificação
31.10.24
fotografia: Facebook Câmara de Nelas
partilhar
 Escolas de Nelas com 6,8 milhões de euros para obras de requalificação
31.10.24
Fotografia: Facebook Câmara de Nelas
 Escolas de Nelas com 6,8 milhões de euros para obras de requalificação

A Câmara de Nelas abriu o concurso para as obras de requalificação da Escola Secundária de Nelas e da Escola Básica e Secundária Engenheiro Dionísio Augusto Cunha, em Canas de Senhorim, num investimento conjunto de 6,8 milhões de euros.

A autarquia presidida por Joaquim Amaral diz que as candidaturas agora aprovadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representam “uma poupança de 1,1 milhões de euros” relativamente à candidatura “não aprovada” do anterior executivo municipal.

Segundo a Câmara, o maior investimento vai para a Escola Secundária de Nelas, que vai sofrer obras no valor de 4 milhões de euros. Já em Canas de Senhorim, a empreitada tem um investimento previsto de 2,8 milhões de euros.

De acordo com o município, o objetivo das obras é “melhorar as condições exteriores e interiores das edificações, bem como promover a eficiência energética, acessibilidades, segurança e conforto da comunidade escolar” do concelho.

Além disso, as intervenções pretendem “corrigir problemas construtivos, substituir as redes e infraestruturas existentes, dotar os edifícios de condições de habitabilidade, conforto e modernização e aumentar a eficiência energética”, numa perspetiva de “criar condições para a prática de um ensino moderno”.

O projeto prevê a reabilitação das escolas-sede dos agrupamentos de Canas de Senhorim e de Nelas para “responder às exigências decorrentes dos novos paradigmas educativos e ambientais” e para garantir “um modelo de gestão eficaz e com custos controlados às situações normais de conservação e manutenção”, uma competência assumida pela autarquia na sequência do processo de descentralização.

A autarquia de Nelas sublinha que estão previstas intervenções em todos os edifícios e nos arranjos exteriores das duas escolas, “nomeadamente na circulação interior e zona desportiva”.

As empreitadas incluem ainda a aquisição de equipamentos, sobretudo mobiliário escolar e equipamentos didáticos, informáticos, desportivos e de comunicação.

“Com estas medidas e tendo em conta a prioridade na educação, o Município de Nelas pretende melhorar as condições e bem-estar dos alunos, pessoal docente e não docente, pais e auxiliares das duas escolas sede do concelho, impulsionando desta forma a qualidade de ensino e, consequentemente, as condições para o sucesso educativo no concelho”, sublinha a autarquia.

Mais de 98 mil euros para obras em urbanização

Além das escolas de Canas de Senhorim e de Nelas, a Câmara anunciou o investimento mais de 98 mil euros mais IVA na construção de infraestruturas no loteamento do Prado, na freguesia de Vilar Seco. O executivo fala num anseio “com mais de vinte anos que finalmente vai ser concretizado”.

A intervenção contempla trabalhos de pavimentação do arruamento “incluindo sinalização horizontal, passeios em pavê, bem como a execução da rede de águas pluviais”, explica a autarquia de Nelas.

A Câmara prevê que as intervenções arranquem em breve e sublinha que as mesmas visam beneficiar a zona do Prado de melhores acessos e promover a melhoria da qualidade de vida dos atuais e futuros moradores.

 Escolas de Nelas com 6,8 milhões de euros para obras de requalificação

Outras notícias

pub
 Escolas de Nelas com 6,8 milhões de euros para obras de requalificação

Notícias relacionadas

Procurar