A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em um dia e meio, 30 oradores deixaram o seu testemunho e…
por
Vítor Santos
por
Jorge Marques
Mais de 50 padres e diáconos vão participar a partir deste domingo (3 de novembro) no retiro anual do clero da Diocese de Viseu, no Seminário Maior. O retiro vai ser orientado pelo cardeal-patriarca emérito de Lisboa, D. Manuel Clemente.
A iniciativa decorre até sexta-feira (dia 8). Os participantes do retiro vão passar uma “semana de paragem, reflexão e oração”, destaca a Diocese de Viseu. Segundo a instituição máxima da Igreja Católica em Viseu, os sacerdotes e diáconos vão “escutar a palavra de Deus e aprofundar a sua pertença como presbitério”.
O bispo D. António Luciano salienta que o retiro do clero “é um meio privilegiado para cultivar a espiritualidade sacerdotal, que nos identifica com Cristo Bom Pastor, ajuda a viver com alegria o ministério em caminho de santidade, servindo o povo de Deus e contribuindo para a renovação da Igreja na comunhão, na participação e na missão”.
Além do retiro, D. Manuel Clemente também vai participar na conferência comemorativa dos 200 anos do Seminário Maior no seu atual edifício, marcada para 7 de novembro às 21h00 no auditório do seminário e aberta ao público.
Além da comemoração do aniversário do Seminário Maior, a conferência também vai abordar a importância do seminário na Igreja Católica.
D. Manuel Clemente, de 76 anos, foi cardeal-patriarca e bispo auxiliar de Lisboa, bem como bispo do Porto. Natural de Torres Vedras, foi ordenado padre em junho de 1979. Foi ainda professor e diretor do Centro de Estudos de História Religiosa na Universidade Católica.
Em 1999, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa e, em 2007, nomeado bispo do Porto. Em 2013, recebeu a nomeação para patriarca de Lisboa, cargo que ocupou até 2023. D. Manuel Clemente tem várias obras literárias publicadas.