A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em um dia e meio, 30 oradores deixaram o seu testemunho e…
por
Vítor Santos
por
Jorge Marques
A Escola Profissional de Sernancelhe vai abrir na próxima terça-feira (5 de novembro) um novo curso profissional de Técnico de Mecatrónica (que consiste na instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica).
A formação surgiu no âmbito de um acordo de cooperação assinado entre a Câmara de Sernancelhe e a Iniciativa Educação, formalizando a colaboração no âmbito do curso. O acordo foi firmado no âmbito do Ser Pro, o programa de promoção do ensino profissional da Iniciativa Educação.
O modelo prevê a colaboração entre escolas, instituições de ensino superior (neste caso, as escolas superiores de Tecnologia e Gestão de Lamego e Viseu) e um conjunto de empresas e entidades empregadoras locais que, além de receberem os alunos para formação em contexto de trabalho, aproximam os cursos às necessidades de desenvolvimento da economia da região.
A cerimónia de abertura decorre a partir das 11h00 com a presença de Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação, e de Carlos Santos, presidente da Câmara de Sernancelhe.
Na manhã de terça-feira, os alunos do curso de Técnico de Mecatrónica vão ter a oportunidade de interagir com as empresas parceiras com quem irão trabalhar ao longo dos próximos três anos. O objetivo é que os alunos “fiquem a par das oportunidades que têm ao seu dispor e que esclareçam questões sobre o seu futuro profissional e académico”, explica em comunicado a Iniciativa Educação.
As empresas aderentes são a Brose, a Flowbotic, a Schneider Electric, a Siemens, a Tojaltec e a WEG.
O Ser Pro visa “valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas”, sublinha a Iniciativa Educação.
“Foi concebido com o intuito de promover o reforço da colaboração entre escolas, empresas e municípios que, em articulação com instituições de ensino superior, desenvolvem ofertas de ensino profissional de qualidade, adequadas aos jovens e ao progresso do país”, acrescenta a entidade.
Neste ano letivo 2024/2025, o programa está presente em 13 escolas e abrange 16 cursos profissionais.