No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A localidade do Vimieiro, no concelho de Santa Comba Dão, vai ter esta terça-feira (5 de novembro) o trânsito condicionado devido às obras de modernização da Linha da Beira Alta.
Segundo uma informação do consórcio Sacyr-Somague / Sacyr-Neopul – responsável pela empreitada do troço entre Santa Comba Dão e Mangualde – partilhada pela Câmara de Santa Comba Dão, o constrangimento deve-se à realização de trabalhos de “colocação de calha técnica no tabuleiro da obra de arte” na passagem inferior do Vimieiro.
Por isso, o trânsito vai ficar condicionado entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00 desta terça-feira, com recurso a circulação alternada.
A Linha da Beira Alta, que atravessa o distrito de Viseu, tem sofrido obras de modernização há mais de dois anos e meio, sendo que o corredor ferroviário vai ser reaberto até março de 2025, anunciou em setembro o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
A renovação integral da Linha da Beira Alta é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e tem como objetivo permitir uma ligação ferroviária mais segura e rápida entre as regiões Norte e Centro do país e a fronteira com Espanha.
Em abril de 2022, quando a Linha da Beira Alta foi cortada, a Infraestruturas de Portugal (IP) estimou que assim se mantivesse por um período de nove meses e garantiu que, no início de 2023, os seus utilizadores já teriam “um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável”.
Em maio de 2023, no final de uma visita a um troço da obra entre Mangualde e Celorico da Beira, a IP anunciou nova data para a reabertura – 12 de novembro desse ano – que também não se concretizou. A empresa pública prolongou depois a reabertura até ao final do primeiro semestre deste ano, prazo esse que também não foi cumprido.